Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A campanha em Pernambuco ficou sem graça

É tão elástica a dianteira do governador Eduardo Campos sobre o senador Jarbas Vasconcelos na disputa pelo governo estadual que a campanha em Pernambuco perdeu a graça. O “clássico” que se esperava entre esses dois líderes simplesmente não vai acontecer. A maioria dos eleitores já sinalizou que quer a continuidade do atual governo, segundo sete pesquisas de opinião divulgadas nos últimos 30 dias: UFPE, Instituto Maurício de Nassau, Exatta, Vox Populi, Ibope, Datafolha e Data Associados.

A folgada maioria do governador em todas as regiões do Estado tem se refletido negativamente na campanha da oposição. Prefeitos que não são da Frente Popular não estão fazendo campanha para os seus candidatos (Serra, Jarbas, Marco Maciel e Jungmann) por acharem que o jogo está absolutamente definido. Raro é o município do interior em que se vê propaganda de Jarbas pelas ruas porque a militância está encolhida, achando que não vale mais a pena lutar por uma causa que não tem mais jeito.

Para azar do peemedebista, Serra chegou ao primeiro dia do horário político da TV com 16 pontos percentuais abaixo de Dilma, segundo a última pesquisa do Vox Populi (45 x 29), dando a entender que está caminhando para sua segunda derrota presidencial. Se ele estivesse bem na fita, e com possibilidade de ganhar a eleição, Jarbas poderia até perder, mas teria em torno de si um grupo grande a lutar por espaços no governo federal. Sem perspectiva de poder, lá, e cá, a oposição fragilizou-se.

Rapidinhas da Politica
Jingle - Cleiton Collins (PSC) adotou o mesmo “jingle” de 2006 em sua campanha à reeleição para a Alepe: “Pastor Cleiton Collins/Vinte meia vinte/pra deputado estadual...”. A música caiu no gosto dos eleitores e ele obteve 19.437 votos em Jaboatão e 24.866 no Recife.

Licença – Ozano Brito (PSDB), prefeito de Gravatá, já deixou o Hospital Esperança, no Recife, onde se submeteu a uma pequena cirurgia para extração de um pólipo no intestino, mas ainda não voltou ao trabalho. Continua respondendo pela prefeitura o vice João Paulo (PDT).

Ironia – De Pedro Eurico (PSDB) sobre Roberto Freire (PPS) ter criticado Sérgio Guerra por não ter chamado Jarbas e Marco Maciel para o lançamento de sua candidatura a deputado, em Limoeiro: “Roberto não tem autoridade para nos criticar porque os prefeitos do PPS estão 100% com Eduardo”. Os 100% a que se refere é João Lira (Bom Jardim), o único que o partido elegeu em PE.

Obra do PT – Informa a cúpula estadual do PSDB que o “bandeiraço” com propaganda de Humberto Costa (PT) para o Senado e de Sérgio Guerra (PSDB) para a Câmara Federal ao longo da BR-408 (TIP-Carpina) não foi obra de nenhum dissidente do partido, e sim do vereador de Vicência, Romeu Ataíde (PT), o “Romeu do Povo”, que está fechado com essa dupla.

Disciplina – Como “demista” disciplinado, Roberto Magalhães (DEM) colocou adesivos no seu carro de todos os candidatos majoritários da oposição: Serra (presidente), Jarbas (governador), Marco Maciel e Raul Jungmann (senadores). Só não colocou dos seus deputados.

Barreira – Deputados federais da oposição estão com dificuldades para celebrar acordos com prefeitos porque eles só querem votar em aliados do governo Lula. Eles partem do princípio (lógico) de que deputados “do governo” conseguem mais verbas que os da oposição.

Fiquem frios! – Sebastião Oliveira (PR) tranquilizou ontem o vice de Serra Talhada, Luciano Duque (PMDB), e o ex-prefeito Geni Pereira (PTB), recém ingresso no seu grupo político, dizendo que o seu projeto de disputar a prefeitura não é para já. Deseja primeiro passar pela Câmara Federal, sob as bênçãos do primo, Inocêncio, para só depois (2016?) pensar na prefeitura.

Cobrança – Tony Gel (DEM) está sendo pressionado por aliados de Sérgio Guerra a devolver ao senador a ajuda financeira que recebeu dele em 2008, para a campanha de prefeito de Caruaru, porque não fechou com ele para deputado e sim com Augusto Coutinho (DEM). A cobrança tem sido feita em tom de ameaça.

Desfalque - O ex-vereador Sílvio Amorim é um dos coordenadores da campanha de Marco Maciel (DEM) à reeleição. Francisco Austerliano Bandeira de Melo, o “Bandeirinha”, o mais macielista dos macielistas, está enfermo há dois anos e pela 1ª vez, de 66 para cá, não está participando da campanha do amigo.
Fonte:Blog do Inaldo Sampaio


Nenhum comentário:

Postar um comentário