Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Coluna da sexta-feira Magno

         Os tarefeiros palacianos
O massacre que o prefeito João da Costa sofre do PT não tem similar na história do Recife nem do seu partido. Os que querem derrubá-lo usam tom agressivo e desqualificam a sua gestão, esquecendo que o ex-prefeito João Paulo, quando tentou a reeleição em 2004, exibia impressionantes índices de rejeição, só revertendo depois da mancada de Cadoca em Brasília Teimosa.
É estranha a aliança do senador Humberto Costa com João Paulo para impedir, à força, que o prefeito dispute a reeleição. Mais estranho ainda é tentar assimilar uma chafurdação nesse nível sem uma única intervenção do governador Eduardo Campos (PSB).
A impressão que passa é que ele concorda e até estimula a briga entre as correntes do PT. Se o governador é a maior liderança da Frente Popular, da qual o PT integra, não há nenhum sentimento de sua parte que o mova para por um basta nisso?
Diante do seu silêncio e da sua cumplicidade, digamos assim, dá para fazer ilações, entre as quais uma desconfiança geral de que ele (o governador) não deseja se abraçar com o projeto do prefeito e entregou a Humberto e João Paulo a dolorosa e espinhosa missão arquivar a reeleição.
Quem detém poder tão concentrado, hoje no Estado, sem contestação, acha que pode tudo. E não lhe faltam tarefeiros ao seu redor!
AFASTAMENTO – Se o governador diz que está equidistante do processo do Recife, segundo tenta vender a falsa ideia, o mais correto seria afastar de imediato o secretário de Governo, Maurício Rands, que se apresenta como pré-candidato no PT para barrar o direito do prefeito João da Costa de disputar a reeleição. Até para não ser acusado mais tarde de permitir interpretações maldosas de que Rands está usando a máquina estadual.
A razão da queimação - 
O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, está provocando a ira de um grupo de deputados porque deixou vazar que disputa um mandato eletivo em 2014. Já declarou que sonha com uma vaga na Câmara dos Deputados, mas dizem tratar-se de blefe. Os estaduais irados o consideram um concorrente na Alepe e por isso mesmo querem queimá-lo com o governador.

Know-how em corrupção - As empresas denunciadas no escândalo do Rio, entre elas a Toesa, esta contratada pelo Governo de Pernambuco, estão envolvidas em processos escusos há mais de 15 anos, segundo parecer do TCU. Dá para concluir que o governador Eduardo Campos foi muito mal assessorado. Afinal, como uma empresa estranha emplaca contratos no Estado sem nenhuma referência?
Aliança vermelha - Um dia após a ex-deputada tucana Terezinha Nunes declarar apoio ao candidato do PTC a prefeito de Olinda, Ricardo Costa, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, anuncia, hoje, formalmente, uma aliança com o PCdoB em Olinda em apoio à reeleição do prefeito Renildo Calheiros. Será às 15 horas na sede estadual da legenda tucana.
Afogados na agenda - 
A ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões (PSDB), tem encontro agendado com o presidente estadual do PR, Inocêncio Oliveira, na próxima segunda-feira. Na pauta, a discussão de uma aliança pelo qual os republicanos indicarão o candidato a vice-prefeito na chapa da tucana. Giza lidera, hoje, todas as pesquisas de intenção de voto no município.

 CURTAS
O DOBRO– Enquanto o prefeito do Recife, João da Costa, deu 7.35% de aumento aos servidores municipais, em Caruaru o prefeito José Queiroz (PDT) ofereceu mais de o dobro – 15% - para os funcionários da Destra em greve. Há quem acredite que o movimento tomou um rumo político provocado pelo clima pré-eleitoral.
ESQUECIDO– Embora seja da CNB, tendência liderada pelo senador Humberto Costa, o presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, não foi consultado quanto ao lançamento da candidatura anti-João da Costa do deputado Maurício Rands. Por isso, tem dito por aí que está se afastando do grupo humbertista.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Por que o presidente municipal do PT, Oscar Barreto, mudou o tom em defesa da reeleição de João da Costa depois que surgiu a candidatura Rands?

Nenhum comentário:

Postar um comentário