WASHINGTON, 20 AGO (ANSA) - O premier israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, são esperados em Washington no início de setembro, conforme convite feito pelo mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama.
Segundo fontes de altos funcionários da Casa Branca citados pelo jornal The New York Times, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciará a retomada dos colóquios diretos entre israelenses e palestinos depois de uma pausa de 20 meses.
A administração Obama se recusou a confirmar a notícia, acrescentando que para ter o anúncio oficial é preciso definir alguns detalhes.
Todavia, apesar da cautela, o NYT dá como certa a retomada das negociações, assinalando que ela representa "uma pequena vitória" do presidente dos Estados Unidos em seus esforços para fazer reviver o processo de paz no Oriente Médio.
Ainda não são públicos os aspectos particulares que levaram ao reinício dos diálogos. Foi divulgado, porém, que os líderes dos dois territórios em conflito acertaram em assumir um ano como limite para concluir as conversas.
Um passo que seria crucial, já que há tempos os palestinos estavam preocupados com o fracasso de uma negociação ilimitada e indefinida com Israel.
Fonte:(ANSA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário