Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Plano Cruzado, o Real e a ''mulé'' de Lula

Para o diretor do instituto Datafolha, Mauro Paulino, há duas explicações para o fato de Dilma Rousseff ter aberto uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre José Serra na corrida presidencial, ampliando suas chances de vencer a eleição ainda no primeiro turno. Primeira, ter tido um melhor desempenho no horário político da TV que o candidato José Serra. Segunda, a satisfação da maioria dos eleitores com o desempenho da economia, o que os leva a optar pela candidata da situação.
A propósito, satisfação dos eleitores com o desempenho da economia não decide eleição apenas no Brasil mas em qualquer lugar do mundo. Vimos esse filme aqui, em 1986, quando o então presidente da República, José Sarney, impulsionado pelo Plano Cruzado que congelara artificialmente os preços dos bens e serviços, elegeu 21 dos 22 governadores pela legenda do PMDB. O único a escapar do vendaval peemedebista foi João Alves Filho, de Sergipe, ora candidato de novo pelo DEM.
O filme foi reprisado em 1994 quando Fernando Henrique Cardoso elegeu-se presidente a primeira vez, graças à popularidade do Plano Real. Ele era senador por São Paulo e como ministro da fazenda do presidente Itamar Franco foi o grande responsável pela concepção do plano econômico que acabou com a inflação. O eleitor médio do interior do Brasil não sabia sequer o nome dele. Deu o seu voto ao “homem do Real” do mesmo jeito que, agora, sinaliza que quer eleger a “mulé” do Lula.  

Rapidinhas da Politica
Carreata – Joaquim Neto (PSDB), ex-prefeito de Gravatá e candidato a deputado estadual, foi um dos muitos tucanos vistos ontem, em Caruaru, na grande carreata da Frente Popular. Sábado próximo ele fará a inauguração do seu comitê com a presença de Sérgio Guerra.

Ela e ala - Deputada pelo DEM e candidata à reeleição, Dilma Lins apóia Serra para presidente, seguindo a orientação do seu partido. Mas se fosse candidata por um dos partidos da base governista teria enorme facilidade para pedir o voto casado: “Dilma vota em Dilma”.

Pau no lombo – A confirmarem-se as vitórias de Dilma e Eduardo Campos, não faltarão pessoas no PMDB, PPS, DEM, e no próprio PSDB, a culpar Sérgio Guerra pelas derrotas de Serra e de Jarbas. Em Pernambuco, por exemplo, um líder político do DEM já se auto-escalou para dar uma “surra” no lombo do presidente nacional do PSDB, a quem chama abertamente de “traidor”.

Mão dupla - Dilma Rousseff tem dito a assessores de campanha que será “eternamente grata” a Eduardo Campos por ter retirado Ciro Gomes (PSB) da corrida presidencial. O governador, por sua vez, já teve oportunidade de dizer a ela que Pernambuco não quer privilégio em seu eventual futuro governo. Espera o mesmo tratamento que lhe foi dispensado nos últimos 8 anos pelo presidente Lula.

Com Jarbas – Após acenar com a hipótese de aderir à Frente Popular, o violeiro e vereador em Tabira, Sebastião Dias (PTB), resolveu ficar com Jarbas Vasconcelos. Foi o caminho natural de quem já estava fechado com Antonio Moraes (PSDB) para a Assembleia Legislativa.

Petebistas – José Humberto e Júlio Cavalcanti são as novas caras que o PTB espera eleger para o legislativo estadual. O 1º deu uma grande demonstração de força ao inaugurar sábado, no Recife, o seu comitê e o 2º reina absoluto em Arcoverde, onde o irmão, Zeca, é prefeito.

Dividido - Mesmo sendo filiado ao PSB, o prefeito de Custódia, Nemias Gonçalves, apoiou Bruno Rodrigues (PSDB) em 2006 para a Câmara Federal e lhe deu exatos 5.799 votos. Hoje, está recebendo pressão de parte do seu grupo para ficar com Ana Arraes (PSB), mas ainda não se definiu. Ontem, no Recife, durante a inauguração do seu comitê, o deputado deu como certo o apoio do prefeito e amigo.

Prejuízo – Convicto de que sua votação na Mata Sul ficará aquém do esperado, pelo fato de as chuvas de junho terem destruído milhares de títulos de eleitor, o deputado João Fernando Coutinho (PSB), que fez uma mega festa ontem, no Recife, para festejar os seus 30 anos, está atrás do prejuízo no Sertão do Estado.

Ajuda – Mesmo sendo concorrente de André de Paula (DEM) na disputa por uma vaga na Câmara Federal, Augusto Coutinho tem sido de uma correção a toda prova com a campanha do correligionário. Foi graças à sua interferência que o deputado Maviael Cavalcanti (DEM) resolveu apoiar André em Macaparana.
Fonte:Blog do Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário