Pesquisar este blog

sábado, 14 de janeiro de 2012

Coluna do sábado do Magno

       Lula dá aval para reforma
Em dois encontros com Lula, sendo o último quinta-feira passada, a presidente Dilma discutiu a reforma ministerial que pretende fazer até o final do mês. As informações em Brasília são as mais desencontradas. Ora se diz que as mudanças serão mínimas, ora que atingirão pelo menos sete ministérios.
O certo, entretanto, é que PMDB e PT, dois dos maiores partidos que integram a base de Dilma no Congresso, já travam uma batalha pelo comando das pastas mais importantes, como Cidades, na cota do PP.
Na sua fala ao Congresso, anteontem, o ministro Fernando Bezerra Coelho fez um esclarecimento que só reafirma a posição estratégica da pasta hoje comandada pelo baiano Mário Negromonte: não é a Integração quem libera o maior volume de recursos para Estados atingidos por enchentes e catástrofes, mas Cidades.
Daí, o olho grande do PMDB e também do PT. Havia uma expectativa também de que a presidente aproveitasse a o momento para reduzir o número de ministérios, fundindo secretarias com igual status. Nem isso, porém, é certo.
A única certeza é a de que o ex-ministro Ciro Gomes, cotado para Ciência e Tecnologia, não despachará na Esplanada porque não conta com o respaldo do PSB, o seu partido. Como confirmado também está o remanejamento de Aloísio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, para Educação.
SEM FOGO– O senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, cuidou de desfazer a versão, logo após o depoimento de Fernando Bezerra no Congresso, de que o PT estaria exercitando fortemente o fogo amigo para desestabilizar a legenda socialista, atingindo, sobretudo, o governador Eduardo Campos. “Está afastada de vez a ideia de que tem fogo amigo”, disse Valadares, referindo-se à defesa enfática de líderes do PT, como Humberto Costa e Paulo Teixeira (PT).
Prefeito relapso - 
Em Toritama, o prefeito Flávio Lima não cumpre a Constituição. Ali, uma penca de servidores, como merendeiras, não recebem o salário mínimo, como manda lei. Na terceirização do lixo, a empresa contratada paga uma média de R$ 800 aos contratados, mas os garis da PM percebem pouco mais de R$ 200. Uma vergonha!


Petrolina amplia alfabetização - Nos últimos três anos, o número de alunos alfabetizados em Petrolina quase que dobrou, passando de 48,7% para 70%, graças à dura intervenção que o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) fez no setor. “Isso vai refletir no plano nacional, através da prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, diz a secretária de Educação Célia Regina, educadora extremamente dedicada à causa.
Irmão rebelde - O vereador Alvinho Patriota, da bancada do PV em Salgueiro, tem chances de unir os partidos de oposição em torno da sua candidatura a prefeito. Só não contava com um detalhe: o irmão Gonzaga Patriota, deputado federal pelo PSB, não subirá em seu palanque, mas no do prefeito Marcones Libório Sá, candidato à reeleição.
Lealdade a ACM - 
O deputado Mendonça Filho até pensou em disputar à liderança do DEM na Câmara dos Deputados, mas acabou abrindo mão depois de fechar com a recondução do baiano ACM Neto. O cargo, por outro lado, também poderia tomar o tempo do democrata, que pretende se voltar mais para o Estado, de olho na Prefeitura do Recife.

 CURTAS
CONSOLAÇÃO – O ex-assessor palaciano Gilberto Rodrigues arranjou uma saída honrosa para deixar a equipe do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, com quem não se bica: a disputa pela Prefeitura de São José do Egito, sua terra natal. O que dizem por lá é que não tem a menor chance.
PROTESTO– Trabalhadores rurais de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, promoveram, ontem, uma manifestação contra o seguro Garantia Safra, do Ministério da Agricultura, que não está cobrindo os prejuízos da seca na região. Na próxima segunda-feira, haverá novo ato, desta feita em Serra Talhada.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quem Ciro vai culpar por não ter sido lembrado para o Ministério da Ciência e Tecnologia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário