Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Coluna da sexta-feira Magno

    PSB faz revanchismo
Sebastião Rufino foi pressionado pela cúpula estadual do PSB para abrir processo de cassação do mandato do deputado Odacy Amorim, que trocou a legenda socialista pelo PT. Mas, convenhamos, quem trocou de partido como se troca de camisa como Rufino, quando seus interesses estavam em jogo, não tem autoridade para cobrar respeito a quem quer que se seja para se dobrar à lei do princípio da fidelidade partidária.
Para tentar a reeleição, na qual não obteve sucesso, o coronel Rufino usou da esperteza para abandonar o DEM e ingressou no partido do governador. Ignorou a mesma lei que hoje afirma que Odacy rasgou e jogou no lixo. Ora, isso é cinismo! Lá atrás, a mesma lei era letra morta para o coronel?
Se Odacy pecou, Rufino cometeu o mesmo pecado. Portanto, falta-lhe autoridade moral para exigir de um colega o respeito a uma lei que ele também atropelou vergonhosamente. Como julgo que o coronel não é cínico nem cara-de-pau, dá para concluir que o que está por tras disso tudo é revanchismo, um jogo sujo também para atrapalhar o projeto de Odacy de disputar a Prefeitura de Petrolina, em 2012.
No PSB, o regime é presidencialista. Ninguém faz nada sem consultar o chefe. Odacy, entretanto, não deve ter motivos para preocupação. O processo pode até andar, mas como tantos outros, felizmente, para ele, não dará em nada.
DINHEIRO PELO RALO – Mais de 70 prefeitos de Pernambuco que atenderam à convocação da Federação Nacional dos Municípios, para a Marcha de ontem em Brasília, pela aprovação da partilha dos royalties, perderam tempo e gastaram dinheiro em vão. Diante do impasse entre Estados produtores e não produtores, a presidente Dilma encaminhou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, uma solução técnica para o impasse.Na prática, mais uma protelação.
Na contramão - 
Aos Estados que abrandaram a Lei Seca, lideranças no Congresso discutem com cinco ministros da presidente Dilma  uma proposta comum que torne a aplicabilidade da lei ainda mais rigorosa. Ao assumir em 2007, o governador Eduardo Campos foi na contramão da história: publicou portaria ofcializando a suspensão da Lei Seca em 29 bairros do Recife.


Educação em 1º lugar - O prefeito de São Caetano, Jadiel Braga (PTB), quer liderar no Estado o ranking dos municípios com o maior número de vagas na rede pública municipal. Tem 7,8 mil alunos em 49 escolas, das quais sete em regime integral ou semi-integral. Ali, os investimentos no setor chegam a 38% do orçamento anual. Braga abriu também três mil vagas para alfabetização na terceira idade.
Sem candidato - Em Salgueiro, a oposição está mais perdida do que cego em tiroteio. Não tem um candidato natural para enfrentar o favoritismo do prefeito Marcones Sá (PSB), que disputa a reeleição. É improvável também que a oposição se una. No páreo, os nomes mais cotados para enfrentar o prefeito são o vereador Alvinho Patriota e o ex-vereador Zé Esmeraldo.
Aval cearense - 
O governador Eduardo Campos chega, hoje, a Brasília, para abrir o XII Congresso Nacional do PSB, no qual será reconduzido à presidência nacional da legenda para mais um mandato. Até a ala cearense, liderada pelo ex-ministro Ciro Gomes, que já antecipou sua candidatura ao Palácio do Planalto, votará em peso. Afinal, Eduardo é candidato único e consensual.


CURTAS
SANTA MARIA FM– O deputado Gonzaga Patriota abre mais uma emissora de rádio no Sertão pernambucano. Desta feita, no Vale do São Francisco, sua principal base. É a Santa Maria FM, na cidade dE Santa Maria da Boa Vista. A inauguração será na próxima quarta-feira.
SALGADINHO– Em Salgadinho, o prefeito Luiz Belo (PR) já definiu o seu candidato: é o vereador Adenilson Pereira, também do PR. Que, também, já escolheu o seu vice. É Gilson Berlarmino, do PSD. A oposição vai unir no mesmo palanque Armando Neto e Sérgio Guerra.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Por que Dilma não demite o ministro treloso Carlos Lupi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário