Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Procissão e missas no Dia de Corpus Christi

Missas e procissão marcam hoje o Dia de Corpus Christi, feriado celebrado pela Igreja Católica no País. Em Pernambuco, a data religiosa é trocada pelo 24 de junho, Dia de São João. Não haverá expediente em agências bancárias e repartições federais. Mercados públicos, escolas municipais, hospitais, camelódromo, feira livres, postos de saúde, shopping centers, supermercados e outros serviços funcionam normalmente.

» Confira o abre e fecha do feriado

As cerimônias começam a partir das 8h na Igreja da Ordem de São Francisco do Recife, no bairro de Santo Antônio, Centro. Uma missa seguida de bênção do Santíssimo Sacramento vai lembrar a data. De acordo com o ministro da Ordem, Geraldo Alain, a celebração de Corpus Christi é realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Isso porque, segundo o evangelho, a instituição da eucaristia se deu na noite da Quinta-Feira Santa, quando Jesus celebrou com seus apóstolos a ceia pascal e instituiu o memorial de sua paixão e morte.

Na Paróquia Santíssimo Sacramento, na Praça Maciel Pinheiro, Boa Vista, mesma região, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside missa a partir das 17h. Em seguida, o bispo vai conduzir a tradicional procissão eucarística até a Igreja de São Antônio, na Avenida Dantas Barreto, Santo Antônio, Centro.

Na festa de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, a Igreja Católica celebra a presença de Jesus na eucaristia, no pão e no vinho que o sacerdote consagra em toda missa. A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264, mas se tornou popular a partir de sua confirmação, feita pelo papa Clemente V, no ano de 1311. É comum os fiéis ornamentarem as igrejas e as ruas com coloridos tapetes feitos de flores, vidro moído, serragem ou materiais como papel, papelão, latinhas de alumínio e isopor. Nos tapetes, são reproduzidas figuras de Jesus, do cálice da ceia e da Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário