Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Coluna da sexta-feira Magno

        Dilma na transposição
O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, tem pela frente o grande desafio de resgatar a confiança do povo nordestino no projeto da transposição do São Francisco. Há dois dias, ele assinou a ordem de serviço para retomada das obras em três lotes entre os municípios de Cabrobó e Salgueiro.
E no dia seguinte divulgou relatório de uma fiscalização apontando rachaduras em vários canais, tanto na nascente quanto em trechos já nos Estados da Paraíba e Ceará. As empreiteiras responsáveis, segundo nota assinada pelo ministro, terão que corrigir as falhas sem prejuízo aos cofres da União.
Não é fácil reconquistar a fé de tanta gente num projeto que parou por problemas gerenciais e impasse com as próprias empreiteiras que prestaram serviço de qualidade duvidosa. Para isso, o ministro terá que, de um lado, explorar a credibilidade da presidente Dilma, que não tem tocado no assunto.
Por outro, mostrar que, na prática, as obras, que vinham se arrastando, já estão a todo vapor, gerando emprego e renda. Seria oportuno se o ministro levasse Dilma num canal cujas obras serão retomadas, para massificar a ideia de que o Governo atual prioriza tanto o projeto quanto na gestão do ex-presidente Lula.
A transposição é um sonho de 100 anos, tirado do papel por Lula, para levar água para milhares de nordestinos que, em pleno século 21, ainda carregam água na cabeça na imensidão do semi-árido.
BOM SINAL – Na cidade de Mauriti, no Ceará, 110 operários já tiveram suas carteiras de trabalho assinadas para as obras de construção de 39 km de canais do lote seis da transposição. Ao todo, 1.083 operários já atuam neste trecho que compõe o Eixo Norte do projeto. Só este eixo tem uma extensão de 426 km e em 2015, quando o projeto deve entrar em operação – se não parar mais uma vez – levará água para os Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O palhaço de Petrolina - 
A novidade na sucessão do prefeito Júlio Lóssio em Petrolina é o Palhaço Leleu, filiado ao PRP. Candidato a vereador na eleição passada, não se elegeu, mas agora aparece bem situado em todas as enquetes de portais e rádios. Ele é motorista, moto-taxista e, nas horas, põe o nariz de palhaço para divertir a garotada. Mas, a política não é encarada por Leleu como picadeiro.


Ficha-suja no PSD - O presidente estadual do PSD, André de Paula, tem que abrir o olho em relação à falta de critérios para os filiados no diretório de Jaboatão dos Guararapes. Ali, o ex-vereador Joaquim Barreto, o manda-chuva da legenda, acabou de aceitar o ingresso de um ficha suja – o ex-vereador Bartolomeu Rodrigues. O coreto está bagunçado em Jaboatão. Abre o olho, André.
Eduardo coronel 1 - No jornal mensal Folha de Sertão, do mês passado, um artigo, assinado pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB), chamou atenção: nele, o parlamentar trata o governador Eduardo Campos de coronel. “Mesmo moderno Eduardo não é diferente dos velhos coronéis que o antecederam. Fez, desde a sua primeira eleição, alianças com Deus o diabo”.
Eduardo coronel 2 - 
E conclui Patriota: “Eduardo faz cooptação em seu governo, desde um simples prefeito interiorano ao todo poderoso Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB. Tudo para montar estruturas para o salto alto que pretende dar ao Palácio do Planalto ou do Jaburu, em 2014. Quem não rezar pela cartilha do coronel Eduardo ficará a ver navios”.

 CURTAS
OS SEM-BOLSA – Os universitários que ingressaram na Faculdade de Belo Jardim com o sonho da bolsa de estudo estão frustrados: das 800 bolsas disponibilizadas pelo Estado nenhuma sairá do papel em razão do débito de R$ 6 milhões da instituição com INSS e FGTS.
RÁDIO– Ao inaugurar, ontem, a Santa Maria FM, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, o deputado Gonzaga Patriota ampliou para seis o número de canais de rádio no Estado. A nova emissora está integrando a Rede Pernambucana de Rádio, que retransmite o Frente a Frente.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Como será a reação do governador ao tomar conhecimento do artigo do deputado Gonzaga Patriota taxando-o de coronel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário