Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Coluna da quarta-feira do Magno

     Os sulistas fazem pior
Não entenda como bairrismo nem como atestado de defesa do ministro Fernando Bezerra Coelho, mas o titular da Integração está corretíssimo em privilegiar o seu Estado na liberação de recursos. Ministros do sul maravilha agem diferentes? Para falar apenas do Nordeste, quanto Ciro destinou ao Ceará quando ministro?
Na Bahia de todos os santos e pecados também, como agia ACM na época em que comandou a pasta de Comunicações? E Geddel Vieira, mais recentemente, ocupando o mesmo cargo de Bezerra? Não faço aqui a apologia do uso da máquina.
Longe disso! Mas, se um ministro não olhar de forma diferenciada para o seu Estado será acusado de omisso. Ninguém foi mais benevolente com o seu Estado do que o ex-presidente Lula. A refinaria Abreu e Lima, uma batalha travada entre Estados nordestinos, só ficou em Suape por uma decisão pessoal dele.  
E ninguém o acusou na época de estar em campanha. Tome como outro exemplo o paulista Fernando Haddad (Educação) e tenha a curiosidade de abrir o Portal da Transparência, para constatar como ele trata São Paulo a pão de ló.
O jornal O Estadão abriu manchete ontem para acusar FBC de privilegiar Pernambuco, mas não deu o mesmo tom crítico nem de cobrança aos ministros paulistas.
Como paulista adorar discriminar nordestinos, seria também oportuno o mesmo jornal dar uma olhadinha na distribuição das verbas do ministro paulistano Aloísio Mercadante (Ciência e Tecnologia). Constatará, mas não divulgará que sua caneta só enxerga o maior Estado brasileiro. Chega de hipocrisia!
A VOLTA– O padre Miracapillo regressou, ontem, ao Recife, depois de 31 anos de exílio forçado, pela recusa em celebrar missa em comemoração a independência do Brasil. A programação da sua volta está sendo coordenada pelo ex-deputado Pedro Eurico, que cedeu o seu escritório para uma coletiva com a Imprensa por volta das 16 horas. Miracapillo foi denunciado pelo então deputado estadual Severino Cavalcanti (PP), hoje prefeito de João Alfredo.
Mico em Afogados - 
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB), levou a pior na festa da celebração do novo ano. Recusou-se a patrocinar a dupla sertaneja Almir & Elias, mas a população não deixou de assistir ao show, patrocinado em praça pública pelo promotor Lúcio Almeida, que doou 70% do cachê e arranjou o restante numa cota com amigos.

O mais rejeitado - O Palácio tem pesquisas sobre a avaliação de uma penca de prefeitos. O campeão em rejeição não é João da Costa (PT), prefeito da capital, mas Renildo Calheiros (PCdoB), de Olinda. E o engraçado é que ninguém consegue achar o comunista em seu gabinete, porque vive permanentemente em Brasília. Mas, paradoxalmente, os recursos federais não aparecem.
Lista dos piores - Pela ordem, os demais prefeitos que andam mal das pernas: João Lemos (Camaragibe), Rubem Catunda (Itamaracá), Yves Ribeiro (Paulista), Bete Lima (Bezerros), Edvard Bernardo (Moreno) e Ozano Brito (Gravatá). Já o campeão em aprovação é Zeca Cavalcanti, de Arcoverde.
Deu uma forcinha - 
A visita do Padre Miracapillo ao governador Eduardo Campos, hoje, no final da tarde, foi agendada a pedido do religioso por uma simples razão: o socialista tem um papel importante na regularização da documentação do exilado para voltar a morar no Brasil, numa ação direta com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.

CURTAS
REFORMA – A presidente Dilma deve ter uma longa conversa com o ex-presidente Lula tão logo acabe o seu período de férias no litoral baiano. Para tratar, evidentemente, da reforma ministerial que pretende anunciar ainda este mês. Não será tão ampla como se imagina.
MUNDO DA LUA– Do deputado Tony Gel (DEM) ao ironizar as declarações do federal Wolney Queiroz, de que o prefeito José Queiroz (PDT), seu pai, está muito bem em Caruaru. “Ele (Wolney) está muito em Brasília, ninguém o encontra aqui, não ouve a voz rouca das ruas”.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando o governador vai anunciar a queda do secretário de Educação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário