Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Coluna da Folha Econômica

Aposentados pagam o pato
É verdade que o aumento do salário mínimo gera renda, dá poder de crédito à população e faz a economia girar. Para quem não tem a remuneração calculada em cima dele, no entanto, a situação fica cada vez mais apertada. A União usa o reajuste do mínimo como justificativa para o novo teto dos benefícios dos aposentados e pensionistas, agora de R$ 3,9 mil. Enquanto os inativos tiveram o ganho baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), fechado em 6% no último ano, o salário mínimo subiu incríveis 14%, atingindo R$ 622. Fica clara a preocupação do Governo Federal junto às famílias de baixa renda, mas a política de aumentar em mais de duas vezes a inflação é desproporcional. São raras as classes que conquistam ganhos reais, e quando conseguem foi porque estavam há anos recebendo apenas a correção. O descompasso pode acabar de vez com a classe média, que daqui a pouco não terá sequer condições de manter um funcionário em casa. Ascensão financeira para uns, declínio para outros. Assim não dá nem para pensar em uma previdência um pouco melhor.
Desserviço móvel
A portabilidade numérica para o celular deu ao brasileiro a possibilidade de trocar de dor de cabeça. Segundo a ABRTelecom, 5,4 milhões de pessoas mudaram de operadora em 2011. A possibilidade é excelente para barganha, principalmente em relação aos preços dos aparelhos. Acontece que todas as empresas ofertam serviços precários. A CPI da Telefonia Móvel, na Câmara do Recife, é levada em banho-maria. Melhoria mesmo só com intervenção da Justiça, como ocorreu no Rio Grande do Norte.
No meio do caminho
Uma igreja onde estão enterrados restos quilombolas está prejudicando as obras da ferrovia Transnordestina, em Custódia. O impasse já dura quase dois anos. Os trilhos vêm de um lado e do outro, mas não podem seguir. Inacreditável é o projeto executivo não ter previsto tanta fé. O Estado não divulga problemas similares. Será que é só esse?
 
Polo automobilístico dá as caras
A expectativa da Fiat é que os serviços de terraplanagem tenham início hoje. Apesar do pequeno atraso de um mês, o cronograma não deve ser afetado, com a construção propriamente dita começando em abril. Resta saber se agora é verdade. Para o Governo, os tratores parados no terreno em Goiana já indicam terraplanagem, mesmo sem movimentação de terra.
 
Plataforma
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) vai concluir a plataforma P-62, da Petrobras. O equipamento é do tipo FPSO, que produz, estoca e escoa petróleo. Ele veio do Rio de Janeiro, onde a construção iniciou, e já está no estaleiro pernambucano.
Portal FolhaPE
O novo portal da Folha de Pernambuco (www.folhape.com.br) entra no ar hoje com as metas comerciais atingidas. A equipe negocia com parceiros e anunciantes desde meados do ano passado e espera aumentar o faturamento.
Curtas
Postal - A parceria dos Correios com o Banco do Brasil no Banco Postal já resultou em mais de 30 mil contas abertas nos quatro primeiros dias de operação. A instituição financeira conta com mais de seis pontos de atendimento no País.

Novo voo - Natal será a única capital brasileira com voo direto para Cancún, no México, em março deste ano. O pacote é vendido no Recife pelas empresas Tambaú e JSC Turismo.

Telefonia - Dando sequência à sua estratégia, a operadora Claro ampliou a cobertura 3G em Pernambuco para o município de Bezerros, conhecido pelo Carnaval dos papangus.
Fonte:Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário