Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Coluna da terça-feira do Magno

       Discurso destoa da prática
Entre tantas entrevistas de balanço do ano do governador Eduardo Campos pincei, a seguir, a seguinte frase dele:” Eu não vou ter em 2012 uma atitude diferente da que tive em 2008, ou seja, de respeito a Frente Popular, de buscar, torcer e trabalhar para que Frente esteja unida na maioria dos municípios que possa estar, e que dispute de maneira civilizada e correta aonde a disputa já está claramente deflagrada.'
Rigorosamente, o que ele diz não bate com a prática e o comportamento do seu partido, o PSB. Comecemos pelo Recife. Fernando Bezerra transferiu o domicílio de Petrolina para a capital sem combinar com o chefe? De Recife, a Garanhuns.
Ali, o governador exportou o prefeito de Lajedo, seu amigo João Dourado, filiado ao PSB, para competir com um candidato natural da Frente, o deputado Izaias Régis (PTB).
Para Jaboatão, onde já existem candidatos de partidos aliados, como Cleiton Collins (PSC) e Robson Leite (PT), mandou o deputado João Fernando Coutinho, que tem batido sem piedade no prefeito Elias Gomes (PSDB), que projetava uma aliança com o PSB.
Isso sem falar em uma penca de municípios sem grande densidade eleitoral, entre os quais Goiana, com a candidatura do estrangeiro Aluízio Lessa.
Em reserva, lideranças do PTB contabilizam 30 municípios em que a legenda teria chances de vitória antes de o PSB “intervir”. E as intervenções, muitas delas bruscas, não seriam feitas sem a orientação do chefe que bate ponto no Palácio das Princesas.
SEM CHANCES– Quem estaria plantando a versão na mídia de que o ex-governador Ciro Gomes (PSB) iria virar ministro da Ciência e Tecnologia é o ex-todo poderoso chefe da Casa Civil, José Dirceu, preocupado com a projeção do governador Eduardo Campos na cena nacional. Na verdade, Dilma não quer nem ouvir falar em Ciro, especialmente depois da entrevista que deu ao voltar do seu exílio voluntário, há um mês, atacando duramente o seu Governo.
Patriota na toca - 
O deputado Gonzaga Patriota (PSB) aguarda apenas o desfecho da sucessão no Recife para reafirmar sua candidatura a prefeito de Petrolina. Se o ministro Fernando Bezerra (Integração) disputar na capital, Patriota acha que se transforma no candidato natural da legenda em Petrolina, aniquilando Fernando Filho, herdeiro político do ministro.


Regularizando as Toyotas - Adversários do deputado Inocêncio Oliveira (PR) deturparam, por má-fé, o projeto de sua autoria para regulamentar o transporte municipal, através de jipes Toyotas e similares, não reconhecido pelo MEC. Não se trata de paus de araras. No Agreste, existem escolas na zona rural aonde só se chega de Toyota. A proposta é mais do que oportuna e o deputado está certo.
Só esquecimento? - Aliados do vice-governador fizeram questão de registrar a indelicadeza do ministro Fernando Bezerra Coelho. Quatro dias após andar no Cedro, sertão do Estado, com Lyra na condição de governador em exercício, FBC foi a Caruaru assinar convênios da ordem de R$ 15 milhões com o prefeito José Queiroz, mas esqueceu de convidar ou pelo menos dar um telefonema ao vice.
À flor da pele - 
Os fornecedores da Prefeitura do Recife fecharam 2011 aflitos e reclamando da demora no pagamento dos empenhos. Além da burocracia, dizem que o mais irritante é que os processos, independente de setor ou secretaria, em sua grande maioria acabam tendo como destino o gabinete da primeira-dama Marília Bezerra, a mão de ferro.


CURTAS
CALOTE – Na passagem pelo Sertão do Pajeú para brindar o ano novo recebi queixas de repentistas de que ainda não haviam recebido da Fundarpe o cachê referente ao Festival de Inverno de junho do ano passado.  O Governo só dá tratamento diferenciado quando se trata de estrelas da MPB.
EM FLORESTA– A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), manteve uma tradição, ontem, no primeiro dia útil do ano ao reunir cerca de 200 garis para uma confraternização de início de ano em sua residência. É por essas e outras que ela faz uma administração bem avaliada no município.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Dilma vai aproveitar a reforma ministerial para se afastar dos auxiliares envolvidos em desvios éticos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário