Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coluna da quarta-feira do Magno

Coluna da quarta-feira

       Eduardo dá uma de Pilatos
Muito cômoda a posição do Governo de Pernambuco em relação ao superfaturamento das obras da refinaria, quando joga a responsabilidade direta  na conta da Petrobras. Trata-se de uma parceria entre a estatal petrolífera, a União e o Governo do Estado. Se há contrapartida do Estado, como não há responsabilidade do tesouro estadual?
O terreno foi doado ou comprado? Qual a empreiteira responsável pela terraplanagem? Que participação está tendo a Secretaria de Desenvolvimento do Estado e a empresa Suape?  Tudo isso merece ecxplicações de um Governo que foge do assunto como o diabo da cruz. Segundo o TCU, está constatado um prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 126 milhões.
Dos 15 contratos irregulares, 11 apresentaram superfaturamento. Foram detectados ainda sobrepreço em seis dos principais contratos da refinaria. Há suspeitas nos contratos de projeto e execução de terraplanagem e serviços complementares de drenagens, arruamento e pavimentação; serviços e fornecimentos necessários à implantação das unidades de destilação atmosférica e unidades de coqueamento retardado.
Também está irregular a unidade de hidrotratamento de diesel, de nafta e de geração de hidrogênio; os serviços e fornecimentos necessários à implantação dos dutos de recebimento e expedição de produtos da refinaria; e serviços e fornecimentos necessários à implantação das tubovias de interligações da Rnest. Diante de tanta tranquinagem, dá para concluir que tem mais boi na linha do que se possa imaginar! E o Estado não tem nada a ver com isso! Acredite se quiser.
NOTA FAJUTA – Tão logo postei uma nota no blog reclamando do silêncio do Governo nos esclarecimento do relatório do TCU sobre a refinaria superfaturada em Suape, a Petrobras divulgou uma nota oficial negando qualquer irregularidade nos contratos. Diz que o que o TCU aponta como falcatrua “são interpretações divergentes daquelas adotadas pela companhia”. A nota, na verdade, é insossa não esclarece o que de fato está sendo questionado pela auditoria do TCU.
Governo fecha centro - 
Repercutiu muito mal a decisão do Governo de fechar o Centro de Transplante de Medula Óssea, o único do Estado de alta complexidade e competência técnica. Na verdade, a unidade sofre um processo de abandono que já dura 10 anos e o governo socialista nunca se interessou pela sua recuperação.


Buracão é persona non grata - O secretário de Transportes, Isaltino Buracão, deve receber uma “homenagem” em Floresta como persona non grata pelo abandono a que relegou a estrada que liga o municíio até Serra Talhada. Ali, nenhum buraco foi tapado ainda, apesar de o Governo estadual ter feito o maior estardalhaço na mídia com o anúncio do Plano Rodoviário, orçado em cerca de R$ 2 bilhões.
Tábua de pirulito - Já o lider da oposição na Assembleia, Antônio Moraes (PSDB), denunciou, ontem, da tribuna, que o secretário Buracão também esqueceu a operação tapa-buraco da estrada que liga Timbaúba a Macaparana, a PE-89, uma das mais movimentadas da Zona da Mata. “A estrada precisa de um recapeamento urgente, pois acabou”, diz.
Olinda fantasiada - 
A propaganda da gestão de Renildo Calheiros (PCdoB) nas inserções do partido no rádio e na televisão mostram uma Olinda fantasiosa. Na verdade, entre os prefeitos da Região Metropolitana do Recife, Calheiros é o que apresenta a maior rejeição. Basta dar uma conferida nas pesquisas semestrais do Palácio do Campo das Princesas.

 CURTAS
CIUMEIRA – As revelações do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), no Frente a Frente de segunda-feira, apontando o governador Eduardo Campos como aliado na sua luta pela posse, provocaram uma grande ciumeira no governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB).
TRANSPOSIÇÃO– O deputado Odacy Amorim (PT), que antes da ser eleito trabalhou nas obras da transposição, disse, ontem, acreditar que o projeto será retomado muito em breve em razão das gestões que estão sendo feitas pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – A União vai se curvar ao pedido do Tribunal de Contas da União de paralisar as obras da Transposição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário