Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2011

UM EXÉRCITO MORTO

EDIFICAÇÃO
Ezequiel 37:1 a 14

O povo de Deus havia abandonado o Senhor e por isso estava disperso e escravizado. Deus mostra ao profeta Ezequiel um vale de ossos secos – ossos que pertenceram a seres vivos. Foram muitos seres vivos que morreram ao mesmo tempo e há muito tempo, pois os ossos já estavam secos.
O que leva um grande exército de Deus para a destruição e a morte? O que acontece dentro de uma comunidade viva, cheia do Espírito Santo para a morte? O que leva uma igreja a morte?

1) A PERDA DA VISÃO
Jz. 16:21 – quando Sansão foi preso por seus inimigos eles o cegarão porque um guerreiro sem visão não pode lutar – não sabe para onde ir e não pode identificar seus inimigos.
Pv. 29:18 – “Onde não há revelação divina, o povo se desvia...” (NVI) – precisamos saber que:
 nos reunimos para glorificar a Deus;
 temos que ser apaixonados por Deus (Mt. 12:24b - a boca fala do que está cheio o coração)
 a direção é o Senhor quem nos dá (Moises, no deserto, diz que se o Senhor não for junto ele não queria sair do lugar que estava) – se um exército perde a visão fica parado porque não sabe onde ir.
 as pessoas são atraídas pela presença de Deus entre nós

2) A PERDA DA UNIÃO
Ef. 6:12 – “... nossa luta não é contra pessoas...” (NVI) – nossos inimigos não são nossos irmãos.
Quando não sabemos contra quem lutamos – a desunião acontece – lutamos contra os nossos próprios irmãos.
A Igreja é a reunião dos amados de Deus (Rm. 1:6 a 12). Paulo tinha um desejo ardente de estar juntos com esses amados de Deus, compartilhar o que Deus fazia na vida deles e assim serem fortalecidos mutuamente.
(verso 7) – “...e os ossos se juntaram...” – não faz diferença se a nossa união faz o Espírito Santo ser derramado sobre nós ou o derramar do Espírito Santo nos torna unido. – quando o Espírito Santo está entre nós então há prazer de estarmos juntos. (Sl. 122:1)

3) ABRIGAR PECADO
Todos nós pecamos, mas o Espírito Santo nos constrange a não pecar mais.
Ef. 4:30 – “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus...” (NVI) – o pecado entristece a Deus.
I Ts. 5:19 – “Não apaguem o Espírito.” (NVI) – Se pecarmos continuamente sem nos arrependermos o Espírito Santo não tem mais ação entre nós e se afasta de nós.
O que podemos fazer para que não aconteça conosco o que aconteceu com este exército de Deus que morreu?

 ORAÇÃO – o exército de Deus só avança de joelhos.
Nossas guerras são decidas no altar, de joelhos, orando diante do Senhor dos Exércitos.
A oração, nossa conversa com Deus, nossa intimidade com Deus, torna o nosso coração mais sensível para identificarmos nossos inimigos

 OBEDIÊNCIA – (verso 4) – “...Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!” (NVI) – a Palavra de Deus é tão poderosa que até “osso seco” consegue ouvir - leia, estude, medite na Bíblia.
Quando ouvimos e aprendemos a Palavra de Deus então podemos praticar e obedecer.
Não faz diferença como estamos hoje porque Deus sempre nos dá oportunidade. Se a perda da visão, a desunião e o pecado nos levar a morte Jesus pode nos trazer a vida novamente através da oração, do conhecimento da Palavra e da obediência.

PARA COMPARTILHAR:
1) Com apenas uma palavra diga um motivo que possa fazer uma Igreja morrer?
2) Se cada um de nós é a Igreja:
 como está a sua visão: Você tem identificado o caminho que Deus aponta para você seguir?
 como está a sua convivência na Igreja: Você tem se aborrecido com um irmão e agido como se ele fosse o seu inimigo? Quer compartilhar uma experiência em que de repente “caiu a ficha” de que o irmão não era o inimigo? (sugestão: leitura Ef. 6:12)

3) Em Ezequiel 37:4 o profeta diz: “Ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor”! Sabemos que o nosso relacionamento (falar=oração e ouvir=leitura bíblica) com Deus é que nos dá vida: como tem sido o seu tempo no quarto secreto?
Pr. Henrique Callado da IPB Betânia em Niteroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário