Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Coluna da quinta-feira do Magno

         Discrição no poder
O vice-governador João Lyra Neto (PDT) assumiu o Governo mais uma vez em função das férias de Eduardo. O período não é longo. São menos de 20 dias, mas mesmo assim tempo razoável para ele mostrar fidelidade, lealdade e discrição ao governador aliado.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vivia fazendo loas o tempo todo aos seus aliados e confidentes por ter ao seu lado um vice da mais alta correção, no caso o ex-senador Marco Maciel (DEM). Em oito anos de mandato, Maciel não criou nenhum tipo de constrangimento ao ex-imperador.
Mendonça Filho, também em dois mandatos com Jarbas governador, assumiu papéis relevantes, mas sempre construindo, nunca enciumando o chefe, com quem conviveu muito bem, sem arranhões. Pelo menos até agora, não se pode dizer o contrário de João Lyra com Eduardo Campos.
Na primeira gestão do socialista, aliás, o vice acumulou a função com a de secretário de Saúde. Foi ele, na verdade, o principal responsável pelo programa de UPAS implantado no Estado, depois de percorrer experiências bem-sucedidas no eixo São Paulo, Minas e Paraná.
E na consolidação dos três novos hospitais. Lyra tem tido, portanto, um comportamento de estadista e não pretende criar dissabores que venham a afetar mais na frente a sua relação com o governador.
ESTRADA – João Lyra Neto estará na próxima quinta-feira, 23, em Serra Talhada. Atendendo a uma determinação do governador Eduardo Campos,  vai anunciar, ao lado dos deputados Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira, a pavimentação da PE-418, que liga o município ao distrito de Santa Rita, com 36 km. Trata-se de um velho sonho de Serra Talhada na medida em que interligará o município com a divisa da Paraíba. Sebastião preparou uma festa de arromba.
Nem Lampião escapa! - 
Mais uma prova de que o Pacto pela Vida não deu sinal ainda em Serra Talhada: roubaram os óculos de Lampião, uma das peças mais observadas e comentadas pelos turistas na visita ao Museu do Cangaço. O prefeito Carlos Evandro (PR) também tem culpa no cartório: nem guarda municipal contratou para o museu.

Vereadores na guilhotina - Sete vereadores de Paulista aumentaram o consumo de Lexotan nos últimos dias com as notícias nada animadoras que correm risco de perder o mandato, porque trocaram de partido passando por cima da lei de fidelidade partidária. Confira a lista negra: Wellington Babu, Evanil Belém, Edmilson Alves, Marcos Brecha, Sílvio Moura e Augusto Costa. Os processos são dos suplentes.
O adversário - Candidato da oposição em Santa Cruz do Capibaribe, o deputado Edson Vieira (PSDB) conhece, hoje, o seu provável adversário, que tende a unir o grupo do prefeito Toinho do Pará (PTB), que não disputa à reeleição: o vereador Ernesto Maia. Ligado ao deputado José Augusto Maia, o parlamentar saiu na frente e assumiu, ontem, a sua candidatura.
Collins na vice - 
Em Jaboatão, o prato do dia são as especulações de que o deputado Cleiton Collins (PSC) vai sair do páreo na disputa pela Prefeitura e se compor com o prefeito tucano Elias Gomes, candidato à reeleição. Pelo acordo que vem sendo costurado, Collins seria o candidato a vice na chapa do prefeito. Se há quatro anos Collins abriu para André Campos, tem tudo a ver!


CURTAS
QUE PRÊMIO? – Nada contra a seriedade do Prêmio Prefeito Empreendedor, do SEBRAE, mas o prefeito de Camaragibe, João Lemos (PCdoB), arrebatar três dos principais troféus é, no mínimo, estranho. Afinal, as notícias que chegam de Camaragibe dão conta que Lemos é campeão em rejeição por ter abandonado a cidade.
CANDIDATO– O prefeito do Cabo, Lula Cabral (PTB), disse, ontem, ao Frente a Frente, que anunciará o nome do seu candidato aos oito segundos do primeiro dia do ano. Como lá, três nomes da sua equipe estão no páreo, a disputa para romper 2012 ao seu lado vai ser, no mínimo, competitiva.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O governador Eduardo Campos vai aprovar o gesto do secretário de Defesa, Wilson Damásio, que ontem convocou uma coletiva para informar que a violência cresceu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário