Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Coluna da segunda-feira do MAGNO


      Mortos usados para desvios
Uma prática que parecia ter sido banida no País com a chegada do sistema informatizado na era digital ainda perdura em Pernambuco: o desvio de dinheiro público através de nomes de mortos em folhas de pessoal. 
Segundo estudo do Tribunal de Contas do Estado, divulgado com exclusividade pela repórter Letícia Lins no jornal O Globo de ontem, existem 1.173 mortos que receberam R$ 10,8 milhões em apenas um ano.
Eles constam em folhas de pagamento de repartições estaduais nas prefeituras de 169 dos 184 municípios e em 150 câmaras municipais. O estudo, que não revela os nomes dos personagens nem dos municípios onde há a maior quantidade de irregularidades, aponta, também, outras distorções, como a de um servidor com 14 vínculos com órgãos públicos nas duas esferas de poder – executivo e legislativo.
Existem também outras curiosidades, como servidores na ativa com idades entre 80 e 90 anos e flagrantes desrespeitos à legislação, com servidores que ganham menos de um salário mínimo. Em pelo menos 130 prefeituras foram encontrados 13.670 funcionários que não recebem o vencimento de R$ 545 a que têm direito.
Entre os professores, 49.429 percebem remuneração abaixo do piso nas prefeituras. Diante de tamanha aberração, o TCE será obrigado agora a revelar a lista dos prefeitos e presidentes de câmaras relapsos. Afinal, é o dinheiro público que continua escoando pelo ralo. Uma vergonha!
APÓS DEFESA  – Ouvido pela reportagem, o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, Marcos Loreto, disse que os nomes dos envolvidos nas irregularidades em prefeituras e câmaras municipais só serão revelados após apresentadas e analisadas as suas defesas. Existem prefeituras nos rincões do Estado que ainda usam meios não informatizados nas folhas de pagamento. As distorções se acumulam ao longo de várias gestões.

Prefeita ameaçada - 
Em Lagoa Grande, há uma grande expectativa em relação ao processo que será julgado nos próximos dias pelo TRE que poderá resultar na cassação do mandato da prefeita Rose Garziera por infidelidade partidária. Desrespeitando a lei e os prazos, ela trocou o PMDB pelo PSD. Em Alagoas, a justiça cassou, recentemente, a prefeita de Porto Real, que trocou o PTB pelo PSD.



Bola cheia O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, aparece, mais uma vez, na lista dos auxiliares com a bola cheia perante a presidente Dilma. Apesar de não ser do círculo íntimo, como Fernando Pimentel, Idelli Salvatti e Gilberto Carvalho, FBC ganhou a admiração da presidente na primeira crise de governo, quando houve a tragédia na região Serrana do Rio.
A vez de Jarbas - A Comissão de Mobilidade da Assembleia tem conversa agendada, hoje, com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Na condição de ex-prefeito do Recife, o peemedebista passará ao grupo parlamentar as experiências como gestor municipal e as ideias que tem para melhorar as questões urbanas da cidade.

Maioridade penal - 
Reunida no final de semana em Goiânia (GO), a juventude nacional tucana incluiu na carta do encontro um tema polêmico: a redução da maioridade penal. Pessoas com mais de 16 anos devem responder, integralmente, pelos seus crimes. Para os responsáveis pelos crimes hediondos, não deve haver restrição de idade para as punições. Os responsáveis pelo Programa Nacional de Direitos Humanos são contra.

CURTAS
FIM DA PAZ – Depois de pacificado, iluminado e reestruturado, o Morro Bom Jesus, em Caruaru, hoje uma das áreas mais visitas por turistas, foi palco, ontem, do primeiro crime em seis meses: uma mulher de apenas 19 anos levou três tiros pelas costas.
BUTINAS – A famosa confraria do Butinas, responsável pelo bloco carnavalesco “Só falta tu”, faz, hoje, sua tradicional confraternização de fim de ano, às 13 horas, reunindo políticos, autoridades, jornalistas e boêmios. Entre os que baterão ponto por lá o secretário de Turismo, Alberto Feitosa.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O caso Pimentel não tem nada a ver com governo, como diz a presidente Dilma em defesa do amiguinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário