Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O criador já se insurge contra a criatura

O presidente Lula prometeu diversas vezes que não iria interferir na escolha dos ministros da presidente eleita Dilma Rousseff. O novo governo tem que ter a cara e também o jeito dela, afirmou. Nada obstante, a “criatura” convidou para ocupar os cargos-chave do futuro governo pessoas da absoluta confiança do seu “criador” a exemplo de Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento), Antonio Palocci (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e outros.


Ao ser questionado sobre essas escolhas, o presidente Lula reagiu, irônico: “Você queria que ela convidasse quem? O Serra para ser ministro da Fazenda? Ela convidou pessoas que conhece e que convivem com ela há muitos anos”. Até aí, dava crer que o “criador” não iria mesmo ter interferência no futuro governo da “criatura”. Mas essa impressão desfez-se ontem depois que o presidente, no Rio de Janeiro, puxou as orelhas de Guido Mantega por ter anunciado cortes nas verbas do PAC.

Ora, se o presidente não respeita sequer a ordem dada pela “criatura” ao atual e futuro ministro da Fazenda no sentido de efetuar cortes nos gastos públicos para conter o déficit e a ameaça de volta da inflação, como admitir que a partir de janeiro ele não interferirá no governo dela? É da natureza do presidente não silenciar diante de coisas com as quais não concorda. Por essa razão, por mais que ele tenha criticado FHC por ter dado opiniões sobre seu governo, nada indica que fará diferente.

Alvíssaras! – Ao cruzar com o engenheiro Saulo Passos, assessor parlamentar de Inocêncio Oliveira (PR), ontem, em Brasília, durante seminário promovido pelo PSB, Eduardo Campos abriu os braços e disse: “É o Pajeú também presente!”. Saulo Passos é sertanejo de Itapetim.

Sem armas – Murilo Cavalcanti, ex-secretário de Segurança Cidadã de Petrolina e membro da ONG “Brasil sem armas” fará hoje sua 8ª viagem a Bogotá. Ele vai conversar com Hugo Acero sobre a nova realidade do Rio de janeiro após a tomada pela PM do Complexo do Alemão.

Meia noite – Como faz todos os anos, o deputado reeleito, Eduardo da Fonte (PP), vestiu-se de branco na noite de ontem e pontualmente a zero hora iniciou a subida ao Morro da Conceição. Estavam em sua companhia diversos políticos do seu grupo, entre eles os deputados Eriberto Medeiros (PTC) e Carlos Santana (PSDB). Cleiton Collins não foi porque não é católico.

Respaldo – Não será por falta de respaldo político dos pernambucanos que Fernando Bezerra Coelho deixará de ser ministro da Integração Nacional. Ontem, ele recebeu o apoio público do senador eleito Armando Monteiro Neto (PTB) e do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O apoio de Patriota é emblemático porque ele e FBC são adversários políticos em Petrolina.

Partilha – Patriota está convencido de que se FBC for confirmado como ministro da Integração Nacional a superintendência da Codevasf em Petrolina não poderá ficar nas mãos dos “Coelho”. Ele foi majoritário na cidade e pretende indicar para o cargo a deputada Isabel Cristina (PT).

O sonho – Durou menos de uma semana o sonho de petistas pernambucanos de verem o deputado Maurício Rands (PT) entronizado no Ministério do Turismo. A pasta foi negociada ontem com a cúpula do PMDB e o indicado para ocupá-la foi o deputado Pedro Novaes (MA).

A volta – O presidente Lula virá a Salgueiro no próximo dia 14 para inspecionar as obras da Transnordestina e de transposição do rio São Francisco. Ele convidou Eduardo Campos para voltar a Brasília em sua companhia uma vez que, no dia seguinte, oferecerá um almoço aos atuais e ex-ministros. José Dirceu já confirmou presença, mas Marina Silva (PV) ainda não.

Na marra - A executiva nacional do DEM reúne-se hoje para avaliar o resultado das eleições e tentar convencer Rodrigo Maia (RJ), presidente do partido, a deixar a presidência o quanto antes. O filho do ex-prefeito César Maia (RJ), que nasceu no Chile, não parece disposto a ceder. Só sairá na marra.

Diálogo – Aécio Neves chegará ao Senado em fevereiro de 2011 como o novo líder da oposição ao governo Dilma. Mas, a exemplo do avô, Tancredo Neves, não fará oposição inconsequente e raivosa, e sim na base do diálogo. Seu interlocutor em PE não será Jarbas Vasconcelos (PMDB) e sim Eduardo Campos
Fonte:Blog do Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário