Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ketamina, anestésico e narcótico poderoso, também trata a depressão

A ketamina, anestésico usado em crianças e animais, mas também utilizado como narcótico, trataria a depressão de forma melhor e mais rápida que a maioria dos antidepressivos, revela um trabalho americano publicado esta quinta-feira.

Cientistas da Universidade de Yale (Connecticut, nordeste dos Estados Unidos), que administraram a camundongos uma pequena dose da substância, descobriram que ela reduzia claramente um comportamento depressivo e restabelecia as conexões entre células do cérebro danificadas por estresse crônico.

A ketamina "age como um medicamento milagroso, (em que) uma única dose tem efeitos que duram de sete a dez dias", contou Ronald Duman, professor de psiquiatria em Yale e principal autor do estudo, publicado na revista Science.

O estudo parece confirmar trabalhos anteriores, como um realizado há dez anos pelo Centro de Saúde Mental de Connecticut, no qual foram observados os efeitos benéficos de pequenas doses dessa molécula em pacientes muito depressivos.

Tradicionalmente, a ketamina é utilizado como anestésico para crianças porque não é um barbitúrico e afeta menos a respiração. Também é muito popular na medicina veterinária.

Além disso, costuma ser consumida em "raves" (festas eletrônicas), como um ácido chamado "Vitamina K", "Special K" ou simplesmente "K". Em muitos países, é classificada como narcótico porque causa alucinações e distúrbios mentais e de motricidade.
Fonte:France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário