Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CNBB recomenda afastar padres suspeitos de abuso sexual; cartilha deve orientar Bispos


Religião
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nesta quinta-feira as principais medidas que tomará nos casos de pedofilia e outros abusos sexuais que envolvam membros da Igreja Católica.
Dom Cláudio diz que padres têm que ser punidos
Comissão vai definir orientações para evitar pedofilia na Igreja
Tocar em adolescente é diferente de tocar em criança, diz bispo
Justiça aceita acusação de pedofilia contra padre em Franca (SP)
Padre de Franca será convocado pela CPI da Pedofilia
A entidade elaborou uma lista de orientações aos bispos, de como agir diante de denúncias. Uma das principais recomendações é a "garantia de uma rápida e eficaz resposta frente às acusações de abuso sexual", com a suspensão do padre de suas funções na paróquia e também com a ajuda às investigações civis.
Em relação à formação dos novos padres, a CNBB indicou que deverá ser feita uma "acurada seleção dos candidatos" ao seminário, com testes que permitam a admissão de pessoas "com indispensável saúde física e mental, somada aos atributos de equilíbrio moral, psicológico e espiritual".
De acordo com o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, que é o presidente da entidade, será montada uma comissão de especialistas em diversas áreas e de religiosos para a elaboração de uma espécie de cartilha, que vai orientar os bispos em casos de abusos sexuais na Igreja.
Fonte:Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário