Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lula e a luta contra o câncer


 A químio e a radioterapia não são as únicas provações que Lula tem enfrentado na luta contra o câncer. Além das sessões de combate ao tumor, o ex-presidente tem se submetido a uma batelada de exames e procedimentos para atenuar os danos do tratamento. Até a alimentação foi reforçada, já que em breve ele deve ter dificuldades para comer.Todos os dias, Lula é atendido por uma fonoaudióloga e uma dentista. A fono passa exercícios para facilitar a deglutição, já que a radiação machuca os tecidos da garganta. A dentista busca evitar feridas na boca, outro efeito colateral do tratamento.

A agenda do ex-presidente no Sírio-Libanês tem sido assim: às segundas e sextas, hidratação com soro na veia. Às quartas, quimioterapia; e às terças, consultas gerais. A quinta-feira é o único dia da semana em que a passagem pelo hospital se limita à radioterapia, por cerca de meia hora.
A pior fase do tratamento ainda está por vir. Serão as três últimas semanas, uma em janeiro e duas em fevereiro, quando ele deve sofrer os efeitos mais pesados da radioterapia. É por isso que sua alimentação foi reforçada. Os médicos querem que Lula ganhe peso agora, já que deve perder alguns quilos depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário