Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Leia a coluna Folha Econômica desta segunda-feira

Por Rochelli Dantas
Da Folha de Pernambuco

“O consignado acaba sendo usado também para consumo e é a nossa principal linha de crédito” Emilio Carmignan, diretor de controladoria da Caixa Econômica Federal, sobre o esforço do banco em expandir os financiamentos em 2012.
Indo às compras
Os brasileiros aproveitaram o ano de 2011 para gastar. E o pior é que grande parte dos consumidores não conseguiu arcar com as despesas assumidas. O resultado? A taxa de inadimplência subiu 5,34%, em comparação com 2010. O aumento acontece após dois anos de recuo do índice, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Outro sinal que mostra a disponibilidade dos brasileiros em gastar são as aplicações na poupança, que tiveram queda ao longo de 2011. Pelos cálculos do Banco Central, a aplicação financeira registrou a menor entrada de dinheiro desde 2006. Além disso, houve uma redução na captação líquida de 63,3%, em comparação a 2010. No ano, a queda de depósitos ficou na casa dos 40%. Mas, este ano, o cenário deve ser outro. O varejo espera que as mudanças comecem a acontecer a partir de fevereiro, quando parte dos trabalhadores começará a receber o salário-mínimo reajustado. O que se espera é que o valor seja aplicado para o pagamento das dívidas. Se as projeções se concretizarem, a taxa de inadimplência fechará o ano de 2012 com um crescimento de 2,5%. E, com as contas em dia, os depósitos na poupança podem voltar a ser prioridade.

Indicações - O Ministério do Turismo deu início a divulgação de pontos turísticos no entorno das cidades sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Em Pernambuco, são sete destinos considerados prioritários. As sugestões são: Recife, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Caruaru e Fernando de Noronha. O detalhe é que o Recife é considerado como sendo a cidade-sede do evento. E São Lourenço da Mata, apesar de sediar a Arena da Copa, foi mais uma vez deixada de lado.
 De vento em popa
Os brasileiros estão acreditando no crescimento da economia brasileira. Segundo levantamento do Ipea, a taxa de brasileiros que estão otimistas quanto à situação econômica do País ficou em 67,2% em dezembro, maior do que o apurado no mesmo período de 2010 (64,6%). E os consumidores estão dispostos a ir às compras. Pelo estudo, 86,6% das famílias têm expectativas positivas para a situação familiar este ano. Outras 57,4% acreditam que o momento é ideal para adquirir bens de consumo, enquanto 39,2% consideram que não é o momento de ir às compras.

 Portal da Folha repaginado
A partir de amanhã, os internautas contarão com uma nova plataforma de informação: o Portal Folha de Pernambuco (www.folhape.com.br). Com o lançamento, o Grupo EQM passará a contar com três plataformas de comunicação (Folha de Pernambuco, Rádio Folha e Portal Folha de Pernambuco). A solenidade de apresentação do Portal ao mercado publicitário e parceiros acontecerá às 19h, no restaurante Nikko, em Boa Viagem.

Investimento
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) está investindo pesado na qualificação de mão de obra. A mais recente iniciativa será o repasse de equipamentos para o IFPE de Ipojuca. O investimento é de R$ 500 mil. O material irá tornar o laboratório do curso técnico de construção naval top de linha.

Negociação
As farmácias Pague Menos estão em negociação com o grupo Ultrafarma, que prioriza a venda de remédios pela Internet. A ideia é realizar o processo de fusão dos negócios. Se o processo se concretizar, o novo grupo se tornará o 3º maior do ramo farmacêutico do País.

 Curtas:
Curso - Começam hoje as inscrições para os 15 cursos na área automotiva oferecidos pelo Senai Santo Amaro. Os treinamentos são voltados para a manutenção de carros e motos. O cadastro pode ser realizado na recepção da escola. Informações: 3202.5122.
Inauguração - A Academia R2, em Boa Viagem, reabre hoje após mega reforma. A unidade recebeu investimento de R$ 1 milhão. O montante foi aplicado, entre outros itens, na modernização da sala de musculação, aquisição de novos equipamentos e elevador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário