
No reino da especulação
Nem o PTB assumiu compromisso com o pré-candidato do PDT a prefeito do Recife, Paulo Rubem Santiago, nem tampouco o diretório estadual pedetista avançou na direção de arrebatar o apoio do senador Armando Monteiro Neto.
Por enquanto, as notícias que recheiam a mídia pernambucana são típicas do recesso de janeiro. Servem, portanto, apenas para garantir as manchetes dos jornais, atualizar os blogs e gerar especulações. Numa conversa, ontem, com este blogueiro, Armando disse que, em nenhum momento, tratou de sucessão no Recife com o PDT.
“Não colocamos na mesa o nome de ninguém, muito menos de Rubem. Não é chegado o momento ainda”, afirmou, adiantando que está aberto a discutir alternativas se prosperar na Frente Popular a tese de múltiplas candidaturas na capital. Reação semelhante senti da parte do presidente do PDT, José Queiroz.
“A sugestão de cada partido disputar em faixa própria é válida, mas no afunilamento do processo quem terá um papel fundamental para decidir é o governador”, alerta Queiroz. Segundo ele, o PDT deu a Rubem o direito de entrar no debate sem assumir o compromisso de uma candidatura irreverssível.
Só após o Carnaval, quando de fato o governador começará a se debruçar na pauta eleitoral, o cenário tende a se clarear. O mais provável, no entanto, é a construção da unidade da Frente.
É ASSIM QUE DEVE SER FEITO– Na reformeta ministerial que promove, a presidente Dilma teve o cuidado de mandar levantar a ficha dos nomes sugeridos pelos partidos políticos, iniciativa que deveria ter tomado lá atrás. O PT indicou o deputado federal Newton Lima (SP) para o Ministério de Ciência e Tecnologia, no lugar de Mercadante. Os espiões descobriram que o parlamentar sofreu uma condenação, em primeira instância, por improbidade administrativa. O caso está no STJ. Daí, a razão do veto.
Adutora abandonada -
Sertânia poderia estar, hoje, livre do racionamento de água se a adutora do Jatobá, tirada do papel na gestão Jarbas, tivesse sofrido as correções no atual governo. Foram identificados 5 dos 32 km de canos do sistema que não suportaram a pressão e vazaram. Já se passaram três anos e nada foi feito.

Socialista nega diálogo - O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, jura de pés juntos que nunca esteve com o prefeito João da Costa tratando de sucessão na capital. Um dos jornais chegou a noticiar que ele teria se encontrado duas vezes com o petista, a pedido do governador, para sinalizar apoio do partido à sua reeleição. “A notícia é fantasiosa”, garante Guedes. Acredite se quiser!
Zona da morte - O tempo passa e o Governo não corrige os erros de engenharia nas obras de duplicação da BR-232. Quando chove, os acidentes aumentam nas áreas mais críticas de desníveis na pista, entre Caruaru e Gravatá. A esposa do prefeito de Toritama, Teresa Jordão, sofreu um grave acidente ontem nessa chamada zona da morte, em razão das fortes chuvas.
Zeca escolhe vice -
Em Arcoverde, logo após o Carnaval, o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) anuncia, finalmente, o nome que escolheu para disputar a sua sucessão. Embora faça mistério, o blog apurou que a ungida é a vice-prefeita Madalena Brito (PTB), que, aliás, aparece liderando todas as pesquisas de intenção de voto. O vereador Luciano Pacheco (PSD) deve abrir uma dissidência.

CURTAS
ABANDONO – A pré-candidata do PSDB a prefeita de Olinda, Terezinha Nunes, tem feito campanha 24 horas na Marim dos Caetés. Ontem, ela fez um balanço das últimas andanças pela cidade: obras inacabadas, abandonadas e a população sem assistência na área de saúde.
ACORDO– Os deputados Raul Henry (PMDB) e Mendonça Filho (DEM), pré-candidatos a prefeito do Recife, ensaiam um acordo com vistas à sucessão no Recife. Resta saber quem vai abrir! Mendonça está melhor situado nas pesquisas.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O governador se encontrou ou não com João da Costa numa praia assim que regressou de férias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário