Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Coluna da quarta-feira do Magno

        Eduardo manda no PT
Sabendo que não tem mais chances de ser ungido pelo PT candidato a prefeito do Recife, nem mesmo depois de cair nas tentações do senador Humberto Costa para desestabilizar João da Costa, o deputado João Paulo boicotou o fórum do seu partido.
Humberto e João Paulo continuam tramando contra o prefeito e a cada dia falando a mesma língua dos anjos tortos das eleições de 2012 e 2014. Plantam no seco, pregam no deserto. O que vai prevalecer no Recife são as articulações do governador Eduardo Campos, o todo-poderoso.
Que já está acertado com Lula, que manda em Dilma, que cala o PT nacional. Essa estória de que o PT nacional dará o xeque-mate da cisão interna do partido no Recife só serve mesmo, na verdade, para justificar o discurso dos derrotados, no caso a dupla João Paulo x Humberto.
Que ficarão sem discurso, chupando o dedo. Com a força que detém hoje, o governador transformou o PT numa sublegenda do PSB. E João Paulo, a maior liderança petista do Estado, corroborou fortemente, no momento em que aceitou uma secretaria fantasma, ficou no cargo apenas dois meses e saiu brigado com o governador e aliados próximos.
Já Humberto, que lidera o polo oposto do PT, não pode cantar de galo no enfrentamento ao governador, pois o deve o mandato de senador a ele. Tanto que foi obrigado a engolir goela-abaixo Joaquim Francisco como suplente.
PROTESTO– O secretário Isaltino Buracão (Transportes) não cumpriu com a palavra de retomar as obras de restauração da PE-90 em janeiro e acabou provocando a ira da população do Agreste Setentrional, que promoveu, ontem, um baita protesto, fechando a rodovia no trevo entre os municípios de Santa Maria do Cambucá e Vertentes. Trata-se de uma das estradas mais movimentadas do Estado, porque é rota do polo de confecções do Agreste.
Barbárie em Belo Jardim - 
O 15º Batalhão da PM em Belo Jardim montou uma verdadeira operação de guerra, ontem,  para abordar motoqueiros supostamente ilegais. Mas nem os que estavam devidamente regularizados deixaram de sofrer nas mãos dos militares, que agiram de forma agressiva e truculenta, atraindo a ira da população.


A força de Elias - Na pesquisa da Exatta sobre as eleições em Jaboatão, publicada pela Folha na última segunda-feira, um dado chamou a atenção: o prefeito Elias Gomes (PSDB) aparece com 30% das intenções de voto na espontânea, modelo no qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do candidato sem recorrer à relação dos nomes. O segundo colocado – Cleiton Collins - teve apenas 1%.
Divisão na Ingazeira - Em Ingazeira, menor colégio eleitoral do Estado, a oposição tende a rachar também no enfrentamento ao prefeito Luciano Torres (PSB), que disputa à reeleição. O jornalista Mário Viana (PTB), que perdeu a eleição passada por pouco mais de 100 votos, não consegue arrebatar o apoio do ex-prefeito José Veras (PMDB), também já em campanha.
Olho em Brasília -
Técnico qualificado e jeitoso no trato político, o presidente do Lafepe, Luciano Vásquez, eduardista de carteirinha e amigo do vice-governador João Lyra Neto, deve mesmo disputar um mandato de deputado federal nas eleições de 2014. No Lafepe, seu trabalho é muito elogiado, principalmente por ter interiorizado o raio de ação do laboratório.

CURTAS
SEGURO – O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), se integrou, ontem, à comissão suprapartidária que cumpre agenda, hoje, em Brasília, na tentativa de resolver o impasse no Ministério da Agricultura para o pagamento do Garantia Safra aos agricultores do Sertão que perderam suas lavouras com a seca.
SEM PRESSA– A base do prefeito do Cabo, Lula Cabral (PTB), pressiona para que anuncie o candidato do seu grupo que disputará as eleições em outubro próximo. O trabalhista não tem pressa. Diz que só formaliza o nome escolhido depois de uma conversa com o governador Eduardo Campos.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando vai cessar, enfim, o tiroteio em torno do ministro Fernando Bezerra Coelho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário