Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Coluna da segunda-feira do MAGNO


        FBC não disputa
As revistas semanais e os jornais de circulação nacional incluem o nome do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) na lista dos que deixarão o Governo em janeiro, porque está cotado para disputar a Prefeitura do Recife. Na mesma condição se inclui Fernando Haddad (Educação), a invenção do ex-presidente Lula para tentar a Prefeitura de São Paulo.
Pela mesma causa – eleições – deve sair ainda Iriny Lopes (Políticas para as Mulheres), candidata à prefeita de Vitória (ES). Incorporam também a lista Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Ana de Hollanda (Cultura) pelo critério de fraco desempenho e Mário Negromonte (Cidades) por denúncias de corrupção.
Quem está nessa mesma situação, também, é Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, por ter faturado R$ 2 milhões entre 2009 e 2010 com a sua empresa de consultoria. No caso do ministro pernambucano, poucos acreditam que saia, até porque não há de sua parte discurso de candidato, mas de quem, na verdade, está querendo ficar no cargo.
O maior exemplo disso são os esforços para a retomada do projeto da transposição do São Francisco. Virou, literalmente, uma obsessão. E quem procura o ministro para tratar de Recife não sente da sua parte entusiasmo nem firmeza no projeto. 
ENXUGAMENTO ZERO – Em entrevista, ontem, a presidente Dilma desmentiu a fusão de ministérios e o enxugamento da máquina. Sinalizou que manterá o número de Ministérios em 38, descartando, assim, a unificação de Trabalho e Previdência. Da mesma forma, a Pesca não volta para Agricultura nem Portos será incorporada a Transportes. Haveria ainda quem apostasse que Direitos Humanos seria acoplado a Justiça e Igualdade Social se fundiria a Políticas para as Mulheres. Nada muda.

Na lista negra  - 
A UFPE aparece na lista das 16 instituições de ensino superior públicas investigadas por desvios de verbas, contratos irregulares e favorecimentos de parentes. Só o Ministério da Educação apura 23 casos envolvendo falcatruas de oito reitores. A justiça está apurando todas as denúncias.


Falcatruas na UFPE - A reitoria da UFPE é acusada de celebrar contratos sem licitação pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade, entre os quais a construção do prédio do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental. Tem ainda pendências apontadas pelo TCU e contratação de armazéns para fornecer materiais de construção à universidade, além de desvio de materiais.
Namoro ou amizade? - Três dias após aparecer no Morro da Conceição em companhia do deputado João Paulo, o deputado Sílvio Costa Filho (PTB) leva, hoje, parte da Comissão de Mobilidade da Assembleia para um encontro com o ex-prefeito em seu escritório político, no bairro de Santo Amaro. Em pauta, a experiência e os projetos de João na área de mobilidade.

Na jaula do leão - 
Humberto Costa perde força na CNB, tendência a que pertence no PT. Já não é mais o homem da confiança do prefeito João da Costa. Teresa Leitão e Jorge Peres, que seguiam a sua cartilha, também se distanciaram. Para completar, quem tem feito beicinho para o senador é o secretário da Casa Civil, Maurício Rands. Soube que Humberto conspira para que não se viabilize como candidato a prefeito.



CURTAS
O CHORÃO – O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), ganhou, ontem, mais uma homenagem pelos 40 anos de vida pública, desta feita onde começou a sua carreira, em Pontes de Carvalho, no Cabo, como vereador. Mais uma vez, chorou compulsivamente.
RÁDIO PAJEÚ – O companheiro Nill Júnior, diretor da Rádio Pajeú, será uma das estrelas, hoje, do Fala, Nordeste, o maior evento da radiofonia pernambucana. Na abertura, às 20 horas, no Mar Hotel, será lançado o livro “No coração do povo”, retratando os 52 anos da pioneira emissora sertaneja.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O que levou João Lyra a endurecer o discurso na relação com o prefeito de Caruaru, José Queiroz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário