Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Coluna da segunda-feira do MAGNO

       Plus na saúde de Caruaru

Gargalo da gestão José Queiroz (PDT), a saúde em Caruaru tende a dar um salto de qualidade graças a uma forte intervenção do Estado. Na próxima quarta-feira, será entregue à população a ampliação da emergência do hospital regional, que sai de 10 para 20 leitos de UTI, enquanto sua capacidade de internação também duplica, de 20 para 40 apartamentos.

O bloco cirúrgico ganha duas salas, passando de seis para oito, enquanto o setor pós-anestésico sai de três leitos para 12. Já a ortopedia passa a contar com mais 70 leitos, num total de 220, isso contando com os 150 atuais.

As mudanças não param por aí. Em abril de 2012, será reaberto o hospital São Sebastião, fechado na gestão de Jarbas, com 60 leitos. Também previsto para entrar em operação, a partir de 2013, o novo hospital de referência Mestre Vitalino, com 250 leitos.

Há projeto, também em 2012, para a construção do Hospital da Mulher e a transformação do Samu numa base regional, com 154 ambulâncias, isso sem contar com a instalação de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de especialidades e a transformação de quatro centros clínicos municipais em UPAS, perfazendo um total de seis UPAS.

As informações são da Secretaria de Saúde, que fechou com a Prefeitura Municipal as devidas parcerias para permitir que chegue ao fim as queixas da população quanto ao atendimento na rede de saúde da maior cidade do Interior do Estado. Se tudo isso, na verdade, não ficar apenas nas boas intenções, o discurso da oposição em Caruaru está fadado a perder aderência.

SÃO FRANCISCO – Se for aprovado o plebiscito para criação dos Estados do Tapajós e Carajás, no Pará, o Nordeste pode ser a próxima bola da vez na rediscussão do Estado do São Francisco, agregando mais de 30 municípios em torno do Vale do São Francisco, tendo Petrolina como capital. A proposta é do deputado Gonzaga Patriota (PSB), que acompanha atentamente os desdobramentos na região do Pará.

Estado ameaçado - 
Chegou às mãos do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Cezar Peluso, um amplo relatório sobre o controle das chaves das celas no presídio Aníbal Bruno pelos detentos. Ele vai orientar no sentido de que todos os presos que sofreram injustiças diante dessa situação processem o Estado.


 Controle absurdo - Segundo o levantamento do quadro do Aníbal Bruno em poder do ministro Peluso, que também é presidente do Supremo Tribunal Federal, os agentes penitenciários nunca ousaram em desobedecer às regras estabelecidas pelos encarcerados, por medo de retaliação. Com as chaves nos bolsos, bandidos extremamente perigosos ainda controlam a circulação de pessoas. 

Rombo é maior - A Polícia Federal descobriu que os desfalques nas obras de dois lotes da BR-101, nas proximidades do Recife, são bem maiores do que a garfada na BR-429, em Rondônia. Ali, foram desviados R$ 30 milhões, enquanto em Pernambuco chega próximo a R$ 70 milhões. O superintendente do Dnit no Estado, Divaldo Câmara, já foi afastado.


Cadê os nomes? - 
Não se sabe a razão, mas o juiz do escândalo do Dnit em Pernambuco proibiu a Polícia Federal e o Ministério Público de divulgarem o nome das empresas e dos investigados. Foram encaminhados os pedidos de prisão de 19 suspeitos com base em dois dos 62 inquéritos da PF sobre as supostas fraudes na BR-101. Todas as acusações foram confirmadas pelas investigações.

  
CURTAS
 AÇÃO FEDERAL– O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, assumiu o movimento contra a permissão de bebida nos estádios. No próximo dia 1, chega ao Estado o procurador nacional José Antônio Baêta. Ele já tem o apoio de todos os promotores de justiça do País para barrar o lobby do deputado Antônio Moraes (PSDB). 
 

FARRA – Chegou ao blog à informação de que está havendo uma verdadeira farra de diárias na Secretaria Estadual da Fazenda, sem que, o que é mais grave, os servidores contemplados tenham viajado. Tem gente que recebeu ajuda para deslocamentos de até 15 dias, sem nunca por os pés fora do Estado.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – O ministro Fernando Bezerra fica no cargo ou sai em janeiro para disputar a Prefeitura do Recife? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário