Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Coluna da segunda-feira do MAGNO

Milton tem o aval do chefe

O fogo amigo do PSB queima feito uma grande fogueira junina, mas não será capaz de chamuscar o projeto do vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, de permanecer no comando do partido. Com encontro estadual marcado para o próximo domingo, previsto para durar o dia inteiro no Clube Internacional, o PSB só muda de mãos se o próprio Milton não quiser continuar.

Ele tem a confiança e o aval do governador Eduardo Campos, presidente nacional da legenda, embora um grupo de áulicos, que não sabe fazer outra coisa se não bajular o chefe, continue plantando versões falsas na mídia.

Na verdade, esses puxa-sacos têm inveja de Milton porque, além do cargo proporcionar uma convivência permanente e próxima do governador, nenhum outro dirigente socialista criou uma interlocução mais estreita, confiável e respeitável com os caciques dos partidos que integram a Frente Popular e, consequentemente, a base que dá sustentação ao Governo na Assembleia.

Há quem critique o estilo do presidente estadual do PSB de se manter longe da mídia, não atender telefone, não adotar uma postura de ternurar aliados, mas ele tem mais virtudes do que defeitos.

A maior delas é a da lealdade ao governador, de quem se transformou num interlocutor privilegiado, desde o momento em que esteve com ele nas horas mais difíceis, chegando quase ao fundo do poço no auge da crise dos precatórios.

Ao contrário dos bajuladores, que torcem e trabalham a favor da sua derrocada, Milton sabe fazer as ponderações corajosas e oportunas quando o governador busca os seus inteligentes conselhos. Foi e continua sendo um bom presidente e por isso contraria os áulicos.

LULA VAI?– O ex-presidente Lula ainda não é presença certa na posse da agora ex-deputada Ana Arraes no Tribunal de Contas da União, marcada para a próxima quarta-feira, em Brasília. A cerimônia, que será prestigiada por uma grande delegação pernambucana, contará com a presidente Dilma; o presidente do Senado, José Sarney; e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Também foram convidados todos os governadores do PSB, entre eles Cid Gomes, do Ceará. 

Azedume palaciano - As relações do governador Eduardo Campos (PSB) com o seu vice João Lyra Neto (PDT) já foram bem melhores. E tendem a azedar ainda mais se o pedetista continuar com a ideia fixa de que será candidato à reeleição se de fato assumir o Governo em abril de 2014, quando o socialista terá que se afastar se entrar na disputa nacional ou para o Senado.

Plano B em Caruaru  - A sucessão em Caruaru acendeu uma luz amarela no Palácio das Princesas com uma pesquisa na qual a ex-deputada Miriam Lacerda (DEM) põe 18 pontos à frente do prefeito José Queiroz (PDT). Na capital do forró, o governador já tem um plano B se Queiroz não reagir: a socialista Laura Gomes. Mas o vice-governador quer a sua filha, Raquel Lyra. 
Reconciliação em Garanhuns - Em Garanhuns, o prefeito Luiz Carlos Oliveira (PDT) até o momento não acenou com apoio nem ao candidato do Palácio, o importado João Antônio Dourado PSB), nem tampouco ao trabalhista Izaias Régis. Está fechado, na verdade, com a candidatura do tucano Silvino Duarte, com quem se reconciliou.

Munição ao adversário - Em Carpina, o governador mandou o presidente do PSD, André de Paula, entregar o diretório municipal do partido ao maior inimigo do prefeito Manoel Botafogo: Carlinhos do Moinho. Que, aliás, é candidato a prefeito e já vem fazendo uma campanha de baixíssimo nível para atingir a gestão de Botafogo.


CURTAS –

NO PÁREO – A ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Gisa Simões, que fez a travessia do PMDB para o PSDB, teve uma longa conversa com o presidente nacional tucano, Sérgio Guerra, sábado passado, a quem reafirmou a sua disposição de disputar a Prefeitura daquele município. 

PALESTRA – Já o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), é a grande atração, hoje, da Mesa da Unidade no Recife, movimento que congrega os partidos de oposição ao prefeito João da Costa (PT). Faz palestra sobre o projeto exitoso de abrir uma creche por semana naquele município.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando o Governo vai de fato retomar as obras da transposição do rio São Francisco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário