Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A eleição nacional também perdeu a graça

Há cerca de um ano, quando o presidente Lula sinalizava que o candidato à sua sucessão seria a ministra Dilma Rousseff, tinha-se como inevitável o confronto entre dois modelos de gestão: o do PT e o do PSDB. O do PT já era conhecido: a continuidade do governo Lula, com as suas virtudes e os seus defeitos. O do PSDB é que precisava ser melhor explicado à população, tanto pelo candidato como pelo seu partido, mas não foi. Serra se apresenta ao país como o candidato do “Brasil pode mais”. E só.

Hoje, a menos de um mês da data do pleito, e com a candidata do PT caminhando celeremente para se eleger no 1º turno, a eleição perdeu a graça. Serra não junta mais nada com nada: não sabe se é candidato a presidente da República, a ministro da saúde de um governo hipotético ou a inquisidor-mor da Receita Federal. Desiludido com ele e também com o marketing de sua campanha, o ex-presidente FHC, principal ideólogo do PSDB, arranjou uma viagem ao exterior para ficar longe da campanha.

Em apenas uma hipótese, o coreto eleitoral poderia balançar: se Marina chegasse pelo menos a uns 15% nas pesquisas, para levar a disputa ao 2º turno. Mas com apenas um minuto de TV e sem aliados fortes nos estados, é pouco provável que isto aconteça. Conclusão: sem um “fato novo” nesta reta final, a candidata do governo vai se consolidando como favorita. Segundo o Vox Populi, ela abriu 35 pontos de vantagem sobre José Serra e só se for tragada por um tsunami é que perderá a eleição.

BASTIDORES DA POLITICA REGIONAL DE  PERNAMBUCO
Petrolina 1 – Gonzaga Patriota (PSB) está tão convicto de que será majoritário em Petrolina em face do desgaste administrativo do prefeito Júlio Lossio (PMDB), que o derrotou em 2008, que quer ser candidato pela 3ª vez. Seu problema é tirar Fernando Filho (PSB) da fila.

Petrolina 2 – Patriota segue o conselho de D. Lindu, mãe do presidente Lula, segundo o qual, na adversidade, não se deve desistir, nunca. Já Fernando Filho (PSB) conta com o apoio do pai, do tio, Geraldo, e do primo, Ciro, para devolver a prefeitura ao controle da família Coelho.

Dois em um – Do ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (DEM), sobre o fato de Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) terem estado lá, no final de semana, para discursar em dois palanques: “O povo era o mesmo, só que dividido por dois. Eles falaram no comício do vereador dissidente Valdemir Cintra (PTB) e, depois, no do ex-deputado Cintra Galvão (PTB).

Ciúme - Como deputado, Gonzaga Patriota (PSB) levou para Carnaíba nos últimos quatro anos, por meio de emendas parlamentares, cerca de R$ 2 milhões. Porém, como o prefeito Anchieta Patriota (PSB) trocou-o por Danilo Cabral (PSB), Patriota esteve lá no final de semana para dizer ao povo, nas ruas, o que fez pela cidade. O prefeito, ciumento, reprovou sua atitude.

Mudança - Peemedebistas que davam como certa a aliança João Paulo/Jarbas, para a eleição de prefeito do Recife, em 2012, começam a mudar de opinião. Avaliam que o senador foi duro demais com o ex-prefeito quando o acusou de ter sido “dizimado” pelo seu próprio partido.

1º lugar - O PSB tem apenas um candidato a senador liderando as pesquisas no país: Antonio Carlos Valadares (SE). Em 2º ou 3º lugares aparecem João Capiberibe (AP), Lídice da Mata (BA), Rodrigo Rollemberg (DF), José Reinaldo Tavares (MA) e Vilma Faria (RN).

Progresso – Dias desses, conversando com jovens na praia de Boa Viagem, o ex-deputado Inácio Valadares Filho, de 79 anos, ouviu esta observação: “Os velhos de hoje costumam dizer que tempo bom era o tempo deles. Pergunto: entre sua época de jovem e a de hoje, o que melhorou e o que piorou?” “Melhorou tudo, à exceção da segurança”, respondeu o ex-deputado.

No guia – Aos poucos, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), está-se envolvendo na campanha de Jarbas. Havia dito que não participaria das eleições, mas depois recuou. Apareceu ontem no guia do PMDB elogiando a promessa do candidato de introduzir na Compesa a “tarifa social”, caso seja eleito governador.

Presença - Dos três pernambucanos que disputam mandato parlamentar em SP, o que menos aparece na TV é Roberto Freire (PPS). A deputada federal Aline Corrêa já apareceu no guia do PP sendo apresentada por Paulo Maluf e o estadual José Augusto Ramos (PSDB) já brilhou várias vezes no guia de Alckmin.
Fonte:Coluna da folha PE/Blog do InaldoSampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário