Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

Coluna da terça-feira do Magno

         O nome é Armando
O candidato do bloco alternativo a prefeito do Recife vai sair, sim, do conjunto da Frente Popular, mas somente será conhecido após o PT oficializar João da Costa à reeleição. Diante do impasse gerado no PT, que parece insolúvel, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) adotou a estratégia de mudar o seu discurso, assumindo a sua pré-candidatura, após os petistas sacramentarem o nome do prefeito.
Aliados do senador argumentam que seria um tremendo equívoco anunciar o candidato dos alternativos sem a garantia de que o PT viesse a marchar com a candidatura de João da Costa.
Consideram que o prefeito, segundo atesta a nova pesquisa Maurício de Nassau, se apresenta como o melhor adversário para ser derrotado em razão dos seus altos índices de rejeição. Com o prefeito no páreo e sem uma candidatura alternativa na Frente Popular, os votos dos insatisfeitos tenderiam a migrar para a oposição.
E por que Armando? O senador foi o mais votado no Recife, tem inserção na Região Metropolitana, foi testado como bom executivo na presidência da CNI e se constituiria no grande fato novo na sucessão da capital.
Quanto a eventuais pressões da Frente Popular para barrar a sua candidatura, Armando enfrentaria de cabeça erguida, contestando a gestão João da Costa e com o forte argumento que seu nome também está inserido na base do Governo, não podendo, portanto,  ser encarado como afronta ao governador Eduardo Campos (PSB).
BAHIA ESVAZIADA– O governador da Bahia, Jacques Vagner (PT), pediu um encontro a presidente Dilma. Está magoado e insatisfeito com a falta de espaço para o Estado na Esplanada dos Ministérios. A Bahia perdeu os ministérios de Cidades e Reforma Agrária, além da Igualdade Racial e até o momento Dilma não sinalizou com nenhum tipo de compensação. O PMDB já deixou vazar se o PT abocanhar mais espaços no Governo, através da Bahia, vai abrir nova dissidência.
Provocando o criador - 
João Paulo passou o dia ontem provocando a então cria João da Costa no twitter. Apresentou-se como o “poderoso”, comemorando o dobro das intenções de voto. Mas o ex-prefeito já esteve melhor. Caiu de 49% para 40% entre a primeira e a terceira sondagem do Instituto Maurício de Nassau.

O segredo de Custódia - Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o prefeito de Custódia, Neemias Gonçalves (PSB), apontou a receita para aparecer na liderança estadual entre os municípios com boa gestão fiscal, segundo estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro: não comprometer a receita com pessoal nem endividar o município. Sua folha compromete apenas 48% da receita.
Troféu traíra - O deputado Adalberto Cavalcanti (PHS) é imbatível na corrida para arrebatar o “Troféu traíra”. Uma semana após comunicar ao pré-candidato do PT a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, que o apoiaria, sofreu uma metamorfose, pulando para o palanque do socialista Fernando Bezerra Filho. Deve, claro, ter lá suas razões que a própria razão desconhece.
Valdeir candidato - 
Na condição de principal liderança do PRB no Estado, o deputado federal Vilalba de Jesus acredita que em Araripina o partido pode ter candidato próprio, o empresário e ex-prefeito Valdeir Batista. Valdeir admite apoiar o prefeito Alexandre Arraes (PSB), mas Vilalba acha que ele é o candidato mais competitivo e não tomará nenhuma decisão sem ouvir o PRB.

 CURTAS
IMPRESSÃO– Desconfiado de que Armando será o candidato dos alternativos, o secretário de Turismo, André Campos, soltou o verbo, ontem, num debate: “Não fica bem seis meses depois de discutir uma candidatura alternativa vazar que transferiu o título para o Recife. A impressão é que é candidato”.
O PIOR– O prefeito de Paudalho, Fernando Moreira (PTB), não deu um pio, ontem, sobre o estudo da Federação das Indústrias do Rio no qual o seu município aparece como o pior em gestão fiscal. Entre os com péssimo desempenho na área, Pernambuco contribuiu com 60 municípios, um terço.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando o Tribunal de Contas do Estado julgará as contas de Luciana Azevedo na Fundarpe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário