Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Coluna da segunda-feira do MAGNO

         Golpe por debaixo dos panos
A candidatura do secretário estadual de Governo, Maurício Rands, para tentar barrar em prévias no PT o direito do prefeito João da Costa de disputar a reeleição, é obra do governador Eduardo Campos (PSB), arquitetada, vale a ressalva, por debaixo dos panos.
Obra, não. É, na verdade, um golpe no PT, porque Rands há muito deixou de ser petista, encarnando em estilo, ação e na alma a mais ortodoxa figura do eduardismo no Estado. O golpe do governador pode não vingar, virar uma peça de ficção.
Rands não une o PT. Alguém, por exemplo, já viu alguma manifestação pública de apoio velado do deputado João Paulo à candidatura dele? E na Frente Popular de Armando Neto (PTB), Cadoca (PSC) e Eduardo da Fonte (PP)?
Principal líder do PT no Estado, João Paulo está com uma pulga atrás da orelha. E com razão! Apoiar Rands é entregar de bandeja ao PSB o poder que o PT detém no Recife há 12 anos, porque o candidato anti-João da Costa não se dobrará ao PT.
Nem tampouco à cartilha do partido, sendo, portanto, com a caneta na mão, um discípulo fiel e fervoroso do governador, já tão poderoso hoje, sem oposição, governando o Estado como se fosse líder de um partido único e soberano.
João, Armando, Cadoca e Eduardo da Fonte sabem, além do mais, que Rands eleito representa sua ascensão ao comando da Prefeitura por oito anos. Neste caso, para João Paulo, principalmente, seria adiar o projeto de voltar à PCR em 2020.
Se isso não fosse suficiente, paira no ar também a desconfiança de que, eleito prefeito do Recife, com um vice do PSB, Rands poderá dois anos após, em 2014, se transformar no candidato do governador à sua sucessão, passando a Prefeitura ao controle do PSB. Fala-se que o vice será Danilo Cabral.
Há uma palavra mais apropriada do que golpe por debaixo dos panos para esse desfecho?
Os petistas, coitados, que abram os olhos!
OSSO PAULISTA– A conversa do governador com o ex-presidente Lula, ontem, em São Paulo, foi para amarrar o apoio do PSB ao candidato do PT à Prefeitura paulista, Fernando Haddad. Recife passou longe da discussão, porque Eduardo já havia amarrado o acordo para enfiar Rands de goela-abaixo. Em São Paulo, não será fácil o PSB se coligar ao PT. O partido do governador ocupa cargos no Governo Alckmin e na Prefeitura com Kassab. E não quer largar o osso para entrar na aventura Haddad.
Rands no paredão - 
O prefeito João Costa emparedou o agora adversário Rands na festa de aniversário do empresário Janguiê Diniz, sábado passado. O eduardista ortodoxo disse que estava concorrendo para exercitar a democracia interna no partido, enquanto Costa retrucou afirmando que prévias só se justificavam se o PT estivesse na oposição.

Alternativos não apoiam - Aliado do senador Armando Monteiro Neto, porta-voz do grupo que defende uma candidatura alternativa a prefeito do Recife na Frente Popular, o deputado Sílvio Costa (PTB) não acredita na possibilidade de Rands unir o PT, mesmo que venha a ganhar as prévias. Por isso, adianta que o movimento alternativo, independente do fato novo, lançará o seu próprio candidato.
Henry sai candidato - O deputado Raul Henry resolveu, finalmente, que disputa a Prefeitura do Recife. Sexta-feira passada, numa reunião com aliados, já começou a traçar a estratégia de campanha sem alimentar expectativas de trazer para o seu palanque pré-candidatos da oposição, como Mendonça Filho (DEM), Raul Jungmann (PPS) e Daniel Coelho (PSDB).
Aventura em Olinda - 
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, rebate a versão de que abandonou a pré-candidata do seu partido em Olinda, Terezinha Nunes. “Por que Jarbas e Mendonça, que negaram, respectivamente, o apoio do PMDB e do DEM não são responsabilizados? Terezinha não conseguiu construir apoios e não iríamos entrar numa aventura”, desabafou.

 CURTAS
ENCONTRO TUCANO– Pré-candidato a prefeito do Recife, o deputado tucano Daniel Coelho coordena, na próxima terça-feira, no Centro de Convenções, encontro com pré-candidatos do PSDB no Estado. O evento terá a participação do presidente nacional da legenda, Sérgio Guerra.
O VICE– A chapa do pré-candidato do PSB a prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Filho, já está fechada. Seu vice será o advogado Genedy Patriota, filho do deputado federal Gonzaga Patriota, que assumiu a presidência municipal do PSB.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O que dirá a executiva nacional do PT sobre o novo cenário no Recife remexido pelo governador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário