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sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MGCC uma ferramenta indispensável no processo decisório

A Margem de Contribuição de Cobertura - MGCC pode ser definida como a ferramenta gerencial mais importante que a Contabilidade de Custos dispõe a favor dos interesses administrativos, estratégicos e decisórios das empresas, sejam elas industriais, comerciais ou de serviços, independente do porte que possuam.

A MGCC é, na realidade, um pré-lucro obtido a partir da diferença entre as Receitas e os Custos Variáveis Totais, se considerarmos a empresa como um todo ou, no caso dos itens formadores de resultado final, como produtos, mercadorias e serviços será a diferença entre os Preços de Venda e os Custos Variáveis Unitários.

Graficamente podemos apresentá-la nas seguintes formas:

. MGCC Total = RT - CV;
. MGCC Unitária = PV - CVun., sendo:

RT=Receita;
CV=Custos Variáveis Totais;
PV=Preço de Venda;
CVun.=Custos Variáveis Unitários.

A utilidade da MGCC se vincula a objetivos estratégicos e decisórios apresentando-se, diante disso, como uma ferramenta eficaz de gestão sendo que, seu alvo principal, é a cobertura dos Custos Fixos.

A seguir encontram-se definidos os principais objetivos a serem alcançados através da MGCC:

1. Funcionais:

. Cobertura dos Custos Fixos:
Possibilita conhecer o nível de capacidade individual dos produtos, mercadorias e serviços para
contribuir na cobertura dos Custos Fixos da empresa;

. Apuração do Resultado Líquido:
A MGCC sendo um pré-lucro, como haviamos referido acima, permite apurar o resultado líquido da
empresa.
A diferença entre a MGCC e os Custos Fixos é igual a Margem de Resultado Líquido - MGRL do
período, ou seja, RT - CV = MGCC (pré-lucro) - CF = MGRL.
Se a MGCC for superior aos Custos Fixos a empresa terá uma MGRL positiva, caso contrário, seu
resultado será negativo.

2. Estratégicos:

. Cálculo do Ponto de Equilíbrio:
Momento econômico no qual as Receitas se igualam aos Custos e a Lucratividade encontra-se zerada,
tanto em nível de empresa, como um todo, quanto em nível unitário para produtos, mercadorias e
serviços;

. Planejamento de Preços de Venda:
Possibilita definir Preços de Venda, em função de Quantidades e Lucratividade, a partir da projeção
de Quantidades possíveis e da Lucratividade desejada;

. Planejamento de Quantidades:
Possibilita definir Quantidades, em função de Preços de Venda e Lucratividade, a partir da definição
de quaisquer Preços de Venda e da Lucratividade desejada;

. Planejamento de Lucratividade:
Possibilita definir a Lucratividade, em função de Preços de Venda e Quantidades, a partir da
definição de quaisquer Preços de Venda e o limite máximo possível de Quantidades.

3. Decisórios:

. Identificação dos ítens que possuem as maiores MGCC unitárias, no ranking de produtos,
mercadorias e serviços, objetivando concentrar maior esforço de vendas, naqueles itens, haja visto
que, os que possuem maiores MGCC unitárias são os que mais contribuem para a cobertura dos
Custos Fixos e o aumento da Lucratividade;

. Identificação dos ítens que possuem MGCC negativas permitindo optar pelas suas exclusões de linha,
diante da impossiblidade de aumento de preços ou redução de custos, considerando que, os Preços de
Venda, apenas cobrem uma parcela dos Custos Variáveis Unitários deixando a descoberto os Custos
Fixos. Um aumento nas quantidades vendidas, de itens nessa situação, sempre irá implicar em
redução da Lucratividade ou aumento do Prejuizo.

Finalizando podemos afirmar que, as empresas, enquando não conhecerem as MGCC de seus produtos, mercadorias e serviços sujeitam-se a ignorar as causas da baixa Lucratividade ou Prejuízos constantes, uma vez que, os itens com MGCC negativas encontram-se camuflados entre aqueles que possuem MGCC positivas ficando, dessa forma, impossibilitadas para decidir sobre se deverão aumentar ou extinguir a venda de determinados itens...
em parceria com o Gestopole:
Cláudio Fernando Ruschel
Contador, Administrador, Consultor de empresas na área de Custos

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