Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coluna da terça-feira do Magno

    Demite, Dilma!
O ministro Orlando Silva virou um zumbi no Governo. Não manda em mais nada, perdeu o controle das obras da Copa e resiste num sangramento de dar piedade. O mais estranho é a postura da presidente Dilma, que esvaziou a pasta de Esportes, não recebe o ministro, permite a sua fritura e não abre diálogo com o seu partido, o PCdoB, para encontrar uma saída.
A presidente tem um estilo próprio, diferente do de Lula. Construiu essa imagem assim na demissão de Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novaes (Turismo) e Nelson Jobim (Defesa), quando agiu mais rápido do que se esperava.
Com exceção de Jobim, todos foram degolados por cometer irregularidades gravíssimas. No caso de Orlando, Dilma já perdeu muito tempo e poderia ter evitado o prolongamento da crise com o PCdoB se tivesse, lá atrás, afastado o ministro sumariamente. Dá saudade de Itamar!
Na era do pão de queijo, o ex-presidente, embora mineiro, agia rápido no gatilho. O acusado recebia o cartão vermelho com a condição de fazer a sua defesa fora do cargo. Se viesse a comprovar a inocência ganharia o direito de reassumir a função. Do contrário, não havia volta.
Para não constranger a presidente, o próprio ministro poderia tomar a iniciativa de propor sua defesa fora do cargo. Mas, como já usou até uma rede de tevê para repetir o que vem dizendo por aí, só restaria a Dilma impor a sua autoridade e afastá-lo. Ao se manter no cargo, como um morto vivo, Orlando passa a impressão de que manda mais do que a presidente, o que é péssimo.  
A RECEITA DE PETROLINA – O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), mostrou, ontem, aos líderes da oposição a João da Costa, no Recife, uma receita simples e eficaz na área social, destacando o êxito do seu governo principalmente na Educação. Lóssio detalhou para uma platéia atenta na Mesa do Debate o programa mais bem sucedido da sua gestão – a entrega de uma creche por semana. Que, aliás, está sendo copiado por vários prefeitos do PMDB em outros Estados.
Queiroz isola Gel - Ao nomear, ontem, Edileuza Portela, diretora do Programa de Mobilidade Social, o prefeito José Queiroz (PDT) isolou ainda mais o grupo do ex-deputado Tony Gel. A nova auxiliar foi vice de Ivânia Porto, candidata apoiada por Gel em 2008, e é ligada ao ex-deputado Roberto Liberato, que prestigiou o ato, roubando a cena.

Ilha biométrica - Fernando de Noronha sai na frente na votação pelo sistema biométrico, que se traduz na identificação digital. Na sexta-feira passada, quem esteve no arquipélago foi o presidente do Tribunal Regional, Ricardo Paes Barreto, para dar início ao processo de recadastramento. Os eleitores de Noronha – pouco mais de dois mil - podem tirar o novo título eleitoral até o dia 9 de dezembro.
Sebastião lidera - Em Serra Talhada, segundo colégio eleitoral do Sertão, o radialista Francys Maia, âncora do programa de maior audiência na Voz do Sertão, fez uma enquete, sábado passado, sobre a sucessão municipal. Saiu na frente, disparado, o deputado Sebastião Oliveira (PR), que conta com o apoio do governador Eduardo Campos e do deputado federal Inocêncio Oliveira.
Nível elevado - Ex-prefeito de Lagoa de Itaenga, Carlinhos do Moinho (PHS) negou, ontem, a versão de que seja responsável pelo baixo nível da pré-campanha municipal em Carpina, onde resolveu entrar na disputa contra o candidato apoiado pelo prefeito Manoel Botafogo (PSDB). “Estamos levando a nossa mensagem ao povo sem provocar e sem agredir”, garante.



CURTAS -
INAUGURAÇÃO – O senador Armando Monteiro Neto (PTB) foi, ontem, a Flores e Floresta prestigiar o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que entregou as novas agências do INSS naqueles respectivos municípios. De olho nas Princesas, aproveitou para sentir o termômetro de 2014.
EM EXU– O deputado federal Vilalba de Jesus, do PRB, confirma a pré-candidatura a prefeito no município de Exu, no Araripe, do forrozeiro Joãozinho do Exu. Que goza de grande popularidade na região é uma boa aposta da oposição no município.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Lula vai prestigiar a posse de Ana Arraes amanhã no Tribunal de Contas da União?
Fonte:blogdomagno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário