Tomam posse nesta terça-feira os novos parlamentares que foram eleitos em 3 de outubro do ano passado. De Pernambuco são 25 deputados federais e 49 estaduais, além dos senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa. Esses dois últimos substituirão Marco Maciel e Sérgio Guerra que foram eleitos em 2002 na chapa de Jarbas Vasconcelos. Marco vai estar sem mandato pela 1ª vez desde que se elegeu para a Assembleia Legislativa, em 1966, e Sérgio vai para a Câmara Federal.
Natural que os novos federais cheguem a Brasília com milhões de sonhos na cabeça como o de participar da votação de reformas importantes que o Brasíl reclama há muitos anos, como a política, a previdenciária, a tributária e a trabalhista, para ficar apenas nessas quatro. Todos estão cansados de saber que a mais importante das quatro é a reforma política. Mas, como disse corajosamente o vice-presidente Michel Temer, dificilmente ela será feita porque não há consenso em torno de nada.
Muito natural também que os novos parlamentares que serão empossados na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa, estejam embalados por sonhos semelhantes, como o de lutarem junto ao Governo do Estado para melhorar as condições de vida de suas regiões. Entretanto, devido ao enfraquecimento do Poder Legislativo e à crise que atravessa em todo mundo a chamada “democracia representativa”, muitos desses sonhos não sairão do papel. Mas é assim que a fila anda e que a roda gira
Rapidinhas da Política
Líder 1 – Os “Ferreira Gomes” do Ceará (Ciro e Cid) tentaram impedir que Ana Arraes fosse eleita, ontem, líder da bancada do PSB na Câmara Federal, mas não tiveram êxito. Eles queriam Gabriel Chalita (SP) mas ao perceberem que o paulista não teria chance, deram marcha à ré.
Líder 2 – Cid e Ciro continuam magoados porque não tiveram no governo Dilma o mesmo espaço que ela deu ao governador Eduardo Campos (Ministério da Integração Nacional). Ciro estaria com depressão, em Fortaleza, e esperando o momento oportuno para vingar-se dela.
Espaço – Será razoável o espaço que PE terá no Congresso a partir desta terça-feira: Eduardo da Fonte (PP) e Inocêncio Oliveira (PR) na mesa da Câmara Federal, Ana Arraes na liderança do PSB, Humberto Costa na liderança do PT no Senado e Sérgio Guerra na presidência nacional do PSDB. Para completar, Raul Henry (PMDB) deixou a oposição e será agora “independente”.
Homenagem – Natural de Bom Conselho, o advogado e ex-prefeito de Olinda, José Arnaldo, deseja mudar o nome de sua cidade para “Dantas Barreto”. Seria uma forma, diz ele, de prestar uma homenagem ao “papacaceiro” que lutou na guerra do Paraguai, foi governador de PE, membro da Academia Brasileira de Letras e empresta seu nome a uma importante avenida do Recife.
Suplente - O ex-prefeito de Igarassu, Severino Ninho, 1º suplente da bancada federal do PSB, está 100% convencido de que vai morar em Brasília pelos próximos quatros anos. Ele acha que o STF vai confirmar a tese de que a vaga de Danilo é do suplente do partido e não da coligação.
É carnaval – O fato de não ter sido reeleito para a Câmara Federal não fez o deputado Edgar Moury (PMDB) perder a paixão pelo carnaval. Ele já marcou para o próximo dia 12, na Arcádia do Paço Alfândega, o ensaio do bloco carnavalesco “Projeto 50” do qual é diretor-presidente.
O direito – Do ex-deputado José Mendonça (DEM), ontem, em Brasília, sobre o pedido de aposentadoria que fez à Câmara com isenção de imposto de renda: “Não pedi favor a ninguém porque o meu direito é líquido e certo. Contribuí durante 44 anos para a Previdência e tenho o direito de me aposentar. A isenção do imposto de renda é porque sou portador de cardiopatia grave”.
Salto - Após ser reeleito ontem para a presidência da Codeam (Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional), o prefeito de Palmeirina, Eudson Catão (PSB), já começou a receber estímulo de colegas para disputar em abril próximo a presidência da Amupe em substituição ao prefeito Antonio João (PDT-Lajedo).
Nada certo – Teresa Leitão (PT) não confirma nem desmente a informação de que teria recebido convite de João da Costa (PE) para assumir a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife. Ela é do grupo do senador Humberto Costa (PT), que aos poucos vai ocupando na PCR o espaço político que era de João Paulo.
Fonte:Blog do Inaldo Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário