Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

Ibope: Dilma tem 51% e Serra fica com 27%

Agora com reforço da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, consolidou sua posição na liderança da corrida presidencial, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado. O levantamento, encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, dá à petista 51% das intenções de voto, o que lhe dá uma vantagem de 24 pontos sobre o adversário tucano José Serra.
Dilma cresceu oito pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior, quando tinha 43%. Serra, por sua vez, tinha 32% no último levantamento. A senadora Marina Silva, que disputa a Presidência pelo PV, oscilou negativamente de 8% para 7%.
Se a eleição fosse hoje, Dilma venceria a disputa no primeiro turno. Pelo levantamento, ela tem 59% dos votos válidos. O jornal não divulgou a quantidade de votos em branco e nulos. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Pela pesquisa, Dilma também levaria com folga a disputa em um eventual segundo turno. Ela ficou com 55% das intenções de voto, contra 32% do tucano. A petista tem ainda rejeição menor que a do rival, em 18% contra 27%. Marina, nesse caso, é rejeitada por 14% dos entrevistados.
Os números também apontam que a avaliação positiva do governo está em 78%, enquanto os que consideram a administração federal regular ficam em 17% e os que a consideram ruim ou péssima são 4%.
Estados
A pesquisa mostra que Dilma ultrapassou Serra em São Paulo, maior colégio eleitoral do País e reduto eleitoral do tucano. Ela ficou com 42% das intenções de voto no Estado, contra 35% registrados pelo adversário. Em território paulista, Marina tem 11%.
A petista ficou com a dianteira também em Minas, segundo Estado com maior número de eleitores, também governado pelo PSDB. Lá, Dilma ficou com 51%, Serra com 25% e Marina com 7%.No Rio, a petista tem 57%, o tucano 16% e a candidata do PV 8%.
De acordo com os dados, Dilma está na frente também em Estados como Pernambuco (71% a 17% de Serra) e Distrito Federal (43% a 16%).
Fonte:Ultimo Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário