Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Em duas pesquisas divulgadas no final de semana, Maciel aparece em 2º lugar

1) Para presidente da República e governador, a eleição em Pernambuco está definida. Dilma Rousseff detém hoje cerca de 65% de intenções de voto aqui no Estado, ante 20% de José Serra.

2) Já o governador Eduardo Campos tem 69% de intenções de voto, ante 20% do senador Jarbas Vasconcelos, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem pela TV Globo e o jornal ''O Estado'' de São Paulo.

3) Em relação à pesquisa anterior, de 15 dias atrás, o governador subiu nove pontos e o senador caiu quatro. Ele tem, portanto, 49 pontos de vantagem em relação ao senador. Pelo Datafolha, a vantagem é de 48 (67 x 19).

4) Computando-se apenas os votos válidos, Eduardo Campos teria, hoje, 77% dos votos válidos, e Jarbas 22%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

5) Olhando-se o resultado das pesquisas, nota-se que aqui em Pernambuco o eleitor está casando o voto de governador com o de presidente da República. Quem vota em Eduardo vota em Dilma, e quem vota em Jarbas vota em Serra.

6) O que se discute agora no Estado é com quem ficará a segunda vaga de senador, já que todas as pesquisas indicam que a primeira é de Humberto Costa (PT).

7) Segundo o Datafolha, que divulgou pesquisa no final de semana, Humberto Costa tem 44% de intenções de voto, seguido por Marco Maciel com 33%, Armando Monteiro com 29% e Raul Jungmann com 11%.

8) Pelo Ibope, Humberto tem 49%, Maciel 37%, Armando 28% e Jungmann 10%.

9) Ou seja, Humberto é o 1º em todas as pesquisas e Jungmann o último. Resta agora saber se a segunda vaga será de Armando ou de Maciel. Armando, beneficiado pela ''onde Dilma e Eduardo'', está em processo de crescimento. E Maciel, desfavorecido pela associação de sua imagem à de Serra e Jarbas, está em declínio.
...


Nenhum comentário:

Postar um comentário