Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Repudio as Criticas ao Velho Comunista Fidel Castro


Publicamos na Integra Carta de nosso colaborador, Dr. Dimitre. Repudiando Artigo publicado contra o legado de Fidel Castro no Jornal Vanguarda de Caruaru.


Ilma. Sra.
Mércia Teixeira Lyra
MD. Diretora do Jornal Vanguarda
Caruaru-PE


Assunto: Coluna do Prof. Menelau Jr. (Ed. 7249)


Senhora Diretora,


1. Por meio do presente, me dirijo a V. Sa., na qualidade de assinante do Jornal Vanguarda, e profundo admirador da forma imparcial com que semanalmente recebo as notícias da nossa região, nas mais diversas áreas (v.g. política, segurança, educação, esportes, colunas sociais, etc.).

2. Em virtude do costumeiro profissionalismo empregado na produção do Jornal Vanguarda, fiquei muito impressionado com a forma grosseira com que a coluna do Prof. Menelau Júnior se reportou a Fidel Castro, e seus admiradores, classe esta que me incluo.

3. Na verdade, me recordo bem do Prof. Menelau Júnior desde os tempos de colégio, visto que somos contemporâneos do Colégio Diocesano de Caruaru, e, desde aquela época sou admirador da sua pessoa. Posteriormente, fiquei muito satisfeito ao vê-lo assinar uma coluna no Jornal Vanguarda, demonstrando todo conhecimento sobre a língua portuguesa.

4. Fiquei extremamente assustado ao ver o Prof. Menelau Júnior enveredar pelas áreas da História e da Ciência Política, na edição 7249 deste último domingo, ao se reportar de forma absolutamente equivocada e preconceituosa a figuras históricas como Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e Karl Marx.

5. É desnecessário lembrar que Karl Marx, entre tantas outras obras, escreveu “O Capital” e “O Manifesto Comunista”, livros que demonstram o profundo conhecimento científico do autor sobre capitalismo, socialismo e comunismo. Tais obras, são classificadas como verdadeiros tratados aos respectivos temas pela comunidade científica.

6. Em relação a Fidel Castro e Che Guevara, a coluna do Prof. Menelau foi muito infeliz ao classificá-los como “assassino” e “comparsa” respectivamente, demonstrando, a meu ver, que ditos comentários devem ter sido balizados apenas em opiniões tendenciosas e preconceituosas, como aquelas explicitadas pela figura ácida do Sr. Diogo Mainardi e o pelo extinto Paulo Francis, entre outros.

7. É importante salientar que o jornalismo tem por princípio basilar retratar a notícia, buscando sempre que possível ouvir opiniões diversas sobre o assunto abordado. No caso concreto, o Prof. Menelau Júnior não esteve necessariamente publicando uma notícia, contudo, externou sua opinião pessoal sobre um tema, quando deveria, no mínimo, em respeito ao leitor, buscar ao menos duas versões sobre aquilo que abordou.

7. É necessário ressaltar que a ação enérgica de Fidel Castro e Guevara pôs fim ao governo corrupto de Fulgencio Batista, que havia transformado Cuba em um prostíbulo, e seu povo em mera diversão.

8. Também seria necessário lembrar que, de acordo com pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, realizada em 2003, dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisados, o índice cubano, em relação a pobreza, era o sexto menor. Em 2003, a Organização das Nações Unidas – ONU, atestou que a mortalidade infantil em Cuba era de apenas 6,2 habitantes para cada 1000, enquanto no Brasil, o índice era de 28,6 por 1000. Em 2002, A Unesco publicou que 98% das residências cubanas possuíam instalações sanitárias, contra 75% das residências brasileiras. Em 2007, Cuba obteve a 51ª colocação no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, situada entre os países de alto desenvolvimento humano.

9. O indicador social que mais nos chama atenção é a taxa de analfabetismo da população cubana, que atualmente se restringe aos módicos 0,02% da população. Por fim, relatamos que Agência Central de Inteligência – CIA, dos Estados Unidos da América do Norte, estima em 1,9% o desemprego em Cuba, e ainda, que a expectativa de vida do povo cubano chega aos impressionantes 77,41 anos. Tal índice se compara apenas países desenvolvidos.

10. Recordemos a potência que Cuba é nos esportes, demonstrando a preocupação que o Governo Popular Cubano tem com a sua juventude.

11. Segundo o relatório "Living Planet Report 2006", recentemente publicado pela WWF em colaboração com a Global Footprint Network, só Cuba cumpre critérios para o desenvolvimento sustentável mundo afora.

12 Por fim, é necessário frisar que existem sérias distorções sobre o conceito de liberdade. Empunhando a bandeira da “liberdade”, os EUA invadiram Afeganistão, Iraque, Vietnã, Panamá, entre tantos outros, visando apenas obter um ganho financeiro para manter os padrões aquisitivos do seu povo.

13. É inegável que existiram equívocos na condução da política Cubana nos últimos 49 anos, contudo, também é inegável que aquele povo teve e tem consideráveis avanços em todas as áreas. Os avanços ganham um grau de importância bem mais elevado, quando consideramos que o crescimento ocorreu dentro de um cenário que conta com um obsceno embargo econômico proposto pelos EUA, que perdura até os dias atuais.

14. Dessa forma, os termos “assassino” e “comparsa”, não são auto-aplicáveis a Fidel Castro e Che Guevara, posto que, suas ações foram vitais para que o povo Cubano deixasse de ser uma mera diversão para o capital internacional capitaneado pelos EUA e caminhasse para ter dignidade.

15. Outrossim, o termo “Viuvinhas Maxistas” afronta não só a mim, mas a todos os simpatizantes da Doutrina Maxista. Pessoas que sonham com uma sociedade mais justa, com uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas, e ainda, com uma melhor distribuição de renda, bandeiras essas que são defendidas por Karl Marx, não podem simplesmente ser achincalhadas desta forma. Dito termo, que reputo chulo do ponto de vista intelectual, é lamentável que tenha vindo de uma pessoa que tem acesso à cultura e a informação. Lamentamos profundamente!

16. Sem mais para o momento, esperando que o grave equívoco do Prof. Menelau seja imediatamente revisto, renovamos nossos votos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

Angelo Dimitre Bezerra


Dimitre Bezerra é advogado,
especialista em Direito Processual,
Mestre em Gestão Pública pela UFPE,
Consultor Jurídico de diversos Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário